PJ da Arquidiocese de Feira estuda sobre a Missão do Laicato em Assembleia

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 15:10


A imagem pode conter: 15 pessoas, incluindo Talyta Adôrno, LO Marcio, Yana Barreto e Cíntia Conceição, pessoas sorrindo
Foi realizada nesse fim de semana (16 a 18 de fevereiro) a Assembleia da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Feira de Santana. Contou com o tema: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na “Igreja em saída”, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14. As atividades foram realizadas na Chácara Santo Inácio, em Feira de Santana.
Esta Assembleia Formativa contou com a participação integral da secretária regional da PJ, Nicole Cerqueira, e do representante do nosso regional na coordenação nacional da PJ, Felipe Gonçalves. Os dois coordenaram a mística inicial desta atividade, com o tema da missão dos leigos e leigas.

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo

No sábado de manhã, as atividades se iniciaram com a Oração do Ofício Divino da Juventude, com a coordenação da equipe ampliada da PJ Arquidiocesana. Ainda pela manhã, e até o principio da tarde, a temática foi o Documento 105 da CNBB (Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade). O facilitador foi o Márcio (Macico), que já assessorou a Pastoral da Juventude da Arquidiocese. Foi abordada de forma dinâmica a missão do laicato em nossa realidade, através de síntese do documento, e também de partilhas dos presentes. Ainda pela manhã contamos com as visitas de sacerdotes de nossa Arquidiocese, como Padre Avelino (grande amigo da Pastoral da Juventude), Padre Jonilson (responsável pelo Setor Juventude Arquidiocesano, que deu uma palavra aos presentes), e Padre Júlio (que já foi o padre referencial da PJ Arquidiocesana, que contou brevemente um pouco da história da PJ desta Igreja Particular).

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, mesa e área interna

No fim da tarde a Irmã Bete apresentou aos presentes o Plano de Evangelização da Arquidiocese de Feira de Santana. Contou com especial atenção como é necessária a participação do laicato e em especial da juventude para a aplicação deste Plano de Evangelização.
A imagem pode conter: Elizabete Ana Rodriguês, sentado

No início da noite foi o momento da Celebração Eucarística, que foi presidida pelo Padre Paulino, SJ. Se detendo em especial ao Evangelho do Dia (Mc 1,12-15) falou aos presentes sobre a necessidade de anunciar o Reino aqui a e agora, em especial, aos mais empobrecidos desta sociedade. Isso é conversão. No final da Missa, foram apresentados à Assembleia dois nomes para ajudar na Equipe Ampliada da PJ Arquidiocesana. São elas a Talyta do Rosário, para a coordenação da Forania 6; e a Ir. Virgínia, para estar junto à assessoria arquidiocesana. 
A imagem pode conter: 1 pessoa
Pela manhã de domingo foi rezado o Ofício Divino da Juventude e em seguida foi apresentado o Plano Pastoral da PJ Arquidiocesana aos presentes, pelo Erik Nascimento (coordenação arquidiocesana) e pelo Cristiam Machado (coordenação da Forania 7). Para finalizar, a mística foi uma ciranda apresentada aos pjoteiros pela Nicole (secretária regional), quando todos foram enviados às suas comunidades de base.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, mesa e área internaA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna

Com informações de Erik Nascimento, pela coordenação da PJ na  Arquidiocesese de Feira de Santana/BA

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários