A Pastoral da Juventude teve o início de sua articulação na Arquidiocese de Feira de Santana em 1992, e desde então luta pela vida das juventudes destas terras e quer ser sempre uma grande rede de grupos de jovens! Vem com a gente!

A missão da Pastoral da Juventude traz como eixo inspirador o texto de Lucas (4, 18-22)
“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, e para proclamar um ano de graça do Senhor.” Em seguida Jesus fechou o livro, o entregou na mão do ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Então Jesus começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu essa passagem da Escritura, que vocês acabaram de ouvir”. Todos aprovavam Jesus, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam de sua boca. E diziam: “Este não é o filho de José?”.

Com base nesse texto orientamos nossa ação, convencidos de que a PJ tem a missão de anunciar e testemunhar o Reino de Deus, movida pela proposta libertadora de Jesus Cristo, animada pelo Espírito Santo, buscando concretizar a “Civilização do Amor”.

1. A missão é que dá a vida e sentido para a PJ. É o eixo determinante. É o agir concreto de jovens participantes da comunidade eclesial, dando testemunho de nossa fé, inspirados na pessoa e na proposta de Jesus Cristo e animados pelo Espírito Santo.

2. A PJ, como parte da Igreja latino-americana, assume a evangélica opção pelos pobres e pelos jovens. Como jovens vamos ao encontro de todos os jovens nas diversas realidades eclesiais e sociais, sendo sensíveis e solidários às suas dores, desejos, alegrias, necessidades, potencialidades e anseios...

3. Queremos que todos nós, jovens, sejamos comprometidos com a libertação individual e coletiva, resgatando a cidadania.

4. Queremos ser capazes de denunciar as situações de morte, anunciando e testemunhando o Reino de Deus.

5. Por isso, buscamos descobrir alternativas, propor ações concretas que respondam aos problemas que nós, jovens, vivemos, procurando utilizar recursos, pedagogia e linguagem que contribuam para concretizar os sinais da CIVILIZAÇÃO DO AMOR. 



Fonte: Pastoral da Juventude: um jeito de ser e fazer - Somos Igreja Jovem ; organizado por Joaquim Alberto Andrade Silva; Luis Duarte Vieira e Roberta Agustinho da Silva. Brasília, DF: PJ, 2012. 

  • Share: