Dom Zanoni Castro é nomeado arcebispo coadjutor para Feira de Santana

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 23:33


Neste dia 03 de dezembro, o Papa Francisco nomeou Dom Zanoni Demettino Castro para Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Feira de Santana, transferindo-o da Diocese de São Mateus no Estado do Espírito Santo. O Papa Francisco acolheu a solicitação de Dom Itamar Vian de poder contar com um Coadjutor. “Foi o melhor presente que recebi na celebração de meus trinta anos de bispo”, disse dom Itamar.


Dom Zanoni terá direito sucessório ao Arcebispado de Feira de Santana, quando da renúncia de Dom Itamar Vian, que pelo Direito Canônico deve solicitá-la ao completar 75 anos, em agosto de 2015. Dom Zanoni chegará em Feira de Santana em fevereiro.

O senhor Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, ao comunicar a nomeação a dom Itamar, declara: “ felicito, cordialmente, a sua Arquidiocese pela designação do Arcebispo Coadjutor, que colaborará no governo pastoral de Vossa Excelência.Valho-me, da oportunidade, para confirmar-me com sentimentos de fraterna estima”.


DADOS BIOGRÁFICOS DE DOM ZANONI DEMETTINO CASTRO


NASCIMENTO: 23.01.1962 (52 anos), em Vitória da Conquista – BA.
FILIAÇÃO: Gildo Barbosa Castro e Valdenice Demettino Castro.
ORDENAÇÃO PRESBITERAL: 28.12. 1986
ORDENAÇÃO EPISCOPAL: 24.11.2007
ESTUDOS: Filosofia, Teologia e Mestrado em Teologia Sistemática.
ATIVIDADES: Professor de Doutrina Social da Igreja, Cristologia e Antropologia. Na Arquidiocese de Vitória da Conquista, entre outras, exerceu as seguintes atividades: Vigário Paroquial, Assessor da Pastoral da Juventude, Membro do Conselho de Formação e do Conselho de Presbíteros, Vigário Geral e Administrador diocesano.
LEMA: Ecce mite me. (Eis me aqui, envia-me).

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários