Bem Aventurado Oscar Romero das Américas, Rogai por nós!

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 21:43


Aos 24 de março de 1980, quando celebrava a Eucaristia, configurando sua vida e o seu ministério à vida e ao ministério de Jesus, Sumo e eterno Sacerdote, era assassinado pelas Forças de Segurança Nacional de El Salvador, Dom Oscar Arnulfo Romero y Galdamez, arcebispo Metropolitano.
A vida deste discípulo missionário de Jesus Cristo estava marcada pela sua fidelidade incondicional ao Evangelho. Como homem da Igreja, tornou-se o grande anunciador da fé e o admirável mestre da verdade. Suas homilias, pregadas com simplicidade e muita unção, fundamentadas na Sagrada Escritura e no Magistério da Igreja, fortalecia, encorajava o povo em sua esperança e denunciava com bravura as injustiças cometidas contra sua gente. Seu testemunho vivo fez a Igreja do El Salvador, da América Latina e de todo o Mundo compreender que o Cristianismo é de fato salvífico, significativo para as pessoas, quando tem presente suas vidas, suas dores, seus sofrimentos e, sobretudo, suas esperanças.
Oscar Romero, pastor visível daquela Igreja particular de San Salvador, não ficou indiferente à situação de miséria, de exploração e de terrível perseguição em que vivia o seu rebanho.  Sua vida doada e comprometida com a causa do Reino selou o seu destino. Não podia ser outro. Teve o mesmo destino do Profeta de Nazaré, Jesus Cristo, a testemunha fiel.
Confesso que meu coração se encheu de orgulho, alegria e vida de pertencer a essa Igreja de tantos santos e mártires, quando no dia 5 de fevereiro de 2009, em peregrinação a San Salvador, tive a graça de celebrar a Eucaristia no mesmo altar em que o sangue do nosso Profeta das Américas foi derramado, juntando-se, uma vez por todas, ao sangue do cordeiro pascal, aquele que tira o pecado do mundo.
Após 35 anos do seu assassinato, Deus quis, que outro Latino Americano, sentado na Cátedra de Pedro, nosso querido Papa Francisco, fosse aquele que reconhecesse o seu martírio, sua vida santa e decidisse sua beatificação.
Bem aventurado Oscar Romero das Américas, Rogai por nós

Dom Zanoni Demettino Castro
Arcebispo Coadjutor de Feira de Santana (BA)

Fonte: CNBB

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários