12º ERPJ é realizado na Diocese de Amargosa (BA)

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 10:52

Aconteceu neste fim de semana, nos dias 28 a 30 de agosto nas terras de Amargosa (BA), o 12º Encontro Regional da Pastoral da Juventude (ERPJ), com a presença de Dioceses da Bahia e Sergipe, que compõem o Regional Nordeste 3. Este encontro teve como tema: “Culturas Juvenis no Contexto da Redemocratização: O que a PJ tem a ver com isso?”. Este tema levou os pjoteiros e as pjoteiras presentes a perceber a diversidade que encontramos nos rostos de nós jovens.
As atividades se iniciaram na sexta à noite, com a Mística de Abertura, conduzida pela equipe diocesana de Amargosa. Logo após, foi o momento da assessora do encontro, Hildete Emanuele, facilitar os trabalhos, Foram utilizadas cartas que foram escritas em encontros de preparação ao ERPJ, nas Dioceses. Ainda na sexta á noite foi realizado um cine-debate, e foram dadas as orientações e debates.
O sábado de manhã se iniciou com a Mística, que foi conduzida pelos pjoteiros das Regiões Pastorais 1 e 2. Essa oração teve como tema o “Cuidado da Criação”, em sintonia com a Encíclica do Papa Francisco, “Laudado Si”, que nos fala sobre o cuidado com a casa comum. Os trabalhos se seguiram com a colaboração de Hildelte, desta vez com a colaboração de pjoteiras e de um pjoteiro de nosso regional: Elis Souza, Maicelma Maia e Eric Gamaliel. Estes três puderam nos falar sobre como ocorrerem diversas opressões na nossa sociedade, em especial com os jovens: e o que os nossos grupos de base podem fazer em relação a isso? A manhã de sábado ainda teve partilhas, cirandas e animação, recordando sempre que o nosso Deus é um Deus Libertador.
O turno da tarde começou refletindo sobre a Participação sócio-política, quando foram usados cartazes produzidos nos encontros de preparação ao ERPJ. Ainda na parte da tarde, foi discutida qual a boa nova que devemos anunciar, diante da atual conjuntura. Para isso, foram utilizadas notas da CNBB para acontecimentos relevantes à sociedade brasileira neste ano, os discursos do Papa Francisco aos Movimentos Populares e à PJ Nacional por ocasião do 11º ENPJ, entre outros arquivos. O período vespertino foi encerrado com a oração a Maria, mulher, pobre, e presente na nossa caminhada. A noite foi o momento de fazer a Celebração das Luzes, onde foram indicados nomes para os servições da secretaria regional da Pastoral da Juventude e da representação do nosso regional na coordenação nacional da PJ. O sábado foi encerrado com a noite cultural com atrações da região de Amargosa além de muitas comidas típicas.
O domingo foi iniciado com a Celebração Eucarística, na Catedral de Amargosa, onde os pjoteiros puderam conhecer um pouco da comunidade local. Depois da Missa, foi o momento de fazer as escolhas do encontro, que neste ano também teve caráter eletivo. Mas antes de efetuar as escolhas, os pjoteiros e pjoteiras presentes agradeceram aos serviços, nos últimos dois anos de Bruno Conceição e Murilo Rebouças, respectivamente nos espaços da secretaria regional e na coordenação nacional. Foram então eleitos para o serviço da PJ Regional os jovens Lindielson (mais conhecido como Pilha), da Diocese de Amargosa (Secretário Regional) e Tiago Medeiros, da Diocese de Teixeira de Freitas (Coordenação Nacional, pelo NE3). Também foi confirmada a Comissão de Assessores, com a Assessoria Referencial de Selma, da Diocese de Jequié. Também foi escolhida a Diocese de Barra para acolher o próximo ERPJ, nos dias 26 a 28 de agosto de 2016.
Fonte: Pastoral da Juventude Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe)

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários