Pastorais da Juventude do NE3 realizam Ampliada Regional, no Recôncavo Baiano

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 20:05




Aconteceu entre os dias 26 e 28 de fevereiro, no Centro de Formação Dom Hélder Câmara, no Distrito de Acupe, Município de Santo Amaro, mais uma Ampliada Regional das Pastorais da Juventude do Brasil. Foi o momento das 3 específicas (PJ, PJR e PJMP) se unirem para partilhar a caminhada, alegrias, tristezas e conquistas nas terras da Bahia e de Sergipe (NE3). A novidade deste ano foi a participação também da Juventude da Cáritas das Dioceses de nosso Regional, para estreitarmos ainda os laços na construção de um “Outro Mundo Possível”.
As atividade começaram com a Mística de abertura na sexta, conduzida pelos jovens da PJ do Recôncavo, que foram os anfitriões da ARPJB. Logo depois, Mailson deu as boas vindas e também fez as orientações.
O sábado foi um dia intenso de trabalhos, que se iniciaram com a Oração da Manhã, de acordo com o Ofício Divino da Juventude, onde foi recordado o cuidado com a Casa Comum, e também com os empobrecidos pelo sistema. Em seguida o momento do Marco Situacional foi conduzido pela Cátia, da Cáritas Regional, com destaque para a relação entre Igreja e Sociedade. Ainda na manhã de sábado, foi feita a partilha das específicas, com seus respectivos representantes: PJ (Tiago Medeiros), PJMP (Ana Cácia), PJR (Joabes), PJE (Pedro) e Cáritas (Amanda). Embora a PJE não tenha grupos de base no nosso regional, foi exatamente nas terras do Recôncavo Baiano, em Santo Amaro e outras cidades, que tivemos grupos desta específica.
O sábado a tarde foi o momento das Plenarinhas, que discutiram os espaços de atuação social das Pastorais da Juventude, que foram os seguintes (com os nomes dos facilitadores: Juventudes e Conselhos de Direitos (Michelle Vieira); Juventudes e Conselhos Tutelares (Jadeilson Gomes); Juventude e Política Partidária (Edinaldo Rezende); Juventude e Pastorais Sociais (Josi); Juventudes e Espaços de Gestão Pública (Mario Jorge); Juventude e Movimentos Sociais (Noel Siríaco). No final da tarde ainda aconteceram as reuniões das Regiões Pastorais do NE3, e das Específicas.
O domingo  e último dia da Ampliada teve como primeiro momento a Santa Missa na Comunidade Nossa Senhora da Soledade, Matriz de Acupe. O Padre Adilson fez as boas vinas a todos os jovens presentes na atividade, em nome da comunidade. Voltando ao espaço da Ampliada, foi o momento da socialização das plenarinhas do sábado à tarde e elaborar os planos de ação para este ano de 2016. O articulador eleito da ARPJB de Baianópolis (2014), Mailson Pereira, afastou-se deste serviço (sendo que a ARPJB eletiva será em 2017). Portanto nesse período até a próxima Ampliada, a articulação da PJB no Regional será feita por um nome de cada específica, e um destes permanecerá no serviço a partir daquele momento. Mailson acompanhará os jovens neste período de transição. Logo após foi escolhida a data e local da próxima Ampliada Regional da PJB, que será na Região Pastoral 2 (Sergipe), no período de 10 a 12 de março de 2017. Por fim foi feita a mística de envio que agradeceu a vida partilhada de Mailson neste últimos 2 anos e nos motiva a continuar esta caminhada de unidade das Pastorais da Juventude, as juventudes das CEBs. A coordenação regional da PJB agradece a acolhida dos pjoteiros do Recôncavo, bem como a colaboração dos jovens e de todos os agentes da Cáritas presente na ARPJB.

Por Erik Nascimento, articulador da PJB na RP3  
Fonte: Pastorais da Juventude – Regional Nordeste 3 (BA/SE)

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários