DNJ 2017: 25 anos de história são celebrados em Santanópolis

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 23:27

A imagem pode conter: 9 pessoas, multidão e atividades ao ar livre
Aconteceu no último domingo (29) o Dia Nacional da Juventude da Arquidiocese de Feira de Santana, com a presença de diversas das identidades juvenis desta Igreja Particular, na Paróquia Senhor do Bonfim, em Santanópolis. A data recordou os 25 anos do próprio DNJ e também da Pastoral da Juventude na Arquidiocese de Feira de Santana.
A programação começou com a oração na entrada da cidade, conduzida por Padre Cláudio (pároco em Santanópolis), Cristiam Machado e equipe local, recordando a temática “Juventudes em defesa da Vida dos Povos e da Mãe Terra”. Em seguida se deu a caminhada, animada pela Banda Som de Vida, pertencente à Paróquia de Santanópolis. Na parada da caminhada, o José Íris, da cidade de Ouriçangas fez a memória dos 25 anos de DNJ e PJ na Arquidiocese. Recordou o Padre Miguel, missionário que iniciou a articulação tanto do evento, como da pastoral.
A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre

Chegando ao espaço do Ginásio de Esportes a Banda Akua Viva recepcionou os jovens com muita animação. Durante todo o evento, especialmente no Ginásio, a Camila Dias e o José Conceição estiveram na condução dos trabalhos, como animadores. Em seguida foi o momento de apresentação do Setor Juventude. Nesse momento, jovens de várias identidades juvenis montaram um quebra cabeça com a logo do Setor Juventude. Momento marcante foi  a entrada da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que ficou durante todo o evento. Para refletir sobre a temática do DNJ 2017 (Juventudes em defesa da Vida dos Povos e da Mãe Terra), foi convidada a Vandalva, que atua no Movimento de Organização Comunitária (MOC) e que já passou pela Pastoral da Juventude e diversas outras organizações eclesiais. Ainda pela manhã, o grupo teatral Renascer fez uma apresentação de acordo com a iluminação bíblica do DNJ: "Os humildes herdarão a Terra". Em seguida, foi celebrada a Santa Missa, com a presidência de Padre João, vigário da Forania 7 (São João), que representou o arcebispo Dom Zanoni. Também estiveram presentes os padres Jonilson (referencial do Setor Juventude), Cláudio, Gerson, João Carlos e o Diácono Tatai. Importante ressaltar a presença dos seminaristas dos Seminários Maior e Menor no DNJ 2017. Durante o evento, também se fizeram presentes muitos outros sacerdotes, religiosos e religiosas, e lideranças leigas de nossa Arquidiocese.
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo

A imagem pode conter: 1 pessoa, sapatos

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

A imagem pode conter: 2 pessoas, área interna

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas no palco e área interna
No período da tarde foi o momento das apresentações das bandas. A Banda Akua Viva, de Feira de Santana começou a animação nesse turno. Em seguida foi realizada uma apresentação de dança com jovens de Santanópolis. Logo após a Banda Manto Azul (da cidade de Conceição do Coité) se apresentou pela primeira vez no DNJ da Arquidiocese de Feira de Santana, e entusiasmou a toda juventude presente. E para fechar esse grande evento, a Liz e sua banda animaram a juventude com músicas pjoteiras entre outras, e ainda cantaram os parabéns para o DNJ e Pastoral da Juventude. Por fim, os padres Jonilson e Cláudio deram a benção final e encerraram o DNJ 2017.
A imagem pode conter: 1 pessoa, multidão, campo de beisebol e área interna

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e multidão

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e multidão

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, área interna


Com informações de Erik Nascimento, pela coordenação arquidiocesana da PJ

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários