Mística de Samaria e povos tradicionais marcam a abertura do 12º ENPJ

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 18:45



Por Kelton Pinho e Vitória Correia
A abertura oficial do 12º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ) aconteceu na manhã desta segunda-feira, 8, na Universidade Federal do Acre (Ufac). O espetáculo inicial contou com a mística da samaritana, participação de indígenas, apresentações musicais e dançantes, além da troca do standart oficial do Encontro. Como parte da programação, aconteceu a Mesa Institucional de Abertura com a participação de representantes da PJ locais e nacionais.
 A mística iniciou no Centro de Convenções da Ufac, onde aconteceu uma breve encenação do diálogo da samaritana com Jesus, descrito no trecho bíblico que ilumina o Encontro: “Sou Eu que estou falando com você” (cf Jo 4,26). Os delegados foram direcionados ao Teatro Universitário, espaço em que aconteceu as apresentações dos indígenas, relatando um pouco sobre a história desse povo. Os jovens ainda prestigiaram a apresentação do hino oficial do ENPJ (Boa Nova da Missão), músicas regionais, além de outras apresentações.

Segundo o referencial local da Equipe de Animação e Cultura, Jonhanthan Nobre, a abertura contou com a contribuição das equipes de Ambientação, Mística e Liturgia, além do Bem-Estar e jovens dos grupos de base. Ele comentou como foi idealizado esse momento. “Esse espetáculo foi pensado a partir da nossa história. Começou com os indígenas contando uma história, as luzes foram apagadas propositalmente representando uma ruptura na historia deles. Tivemos um seringueiro falando também e depois os indígenas e o seringueiro selando a paz”, destacou Nobre.
Para a delegada Franciele Pena, do Regional Norte 2, da Prelazia do Xingu, a abertura oficial do ENPJ deste ano foi surpreendente e atendeu as expectativas. “Foi um momento único e marcante. Desde o início da abertura com a encenação da conversa de Jesus com a samaritana, logo em seguida nosso rosto sendo marcado. Foi um momento que me fez refletir. A música acreana contagiou todo mundo, pois nós dançamos e cantamos juntos”, afirmou.
O reitor da Ufac, Minoru Kimpara, também esteve presente na abertura e destacou a importância da instituição de ensino receber um evento deste porte. “Me sinto imensamente honrado em receber o 12º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude. É motivo de muito orgulho, e queremos que se sintam em casa. Percebemos essa juventude tão maravilhosa sendo luz do mundo e sal da terra”, ressaltou o reitor.
 Mesa Institucional de Abertura

Todos os integrantes da mesa falaram durante o momento com os delegados, conversaram sobre suas funções na realização do Encontro, agradeceram a colaboração que tiveram para que o encontro acontecesse. Segundo dom Benedito, o ENPJ, além de ser um momento de experiências marcantes, também é um marco para a história da Pastoral da Juventude.
A Mesa Institucional de Abertura contou com a participação de dom Benedito Araújo, bispo referencial da juventude no Regional Noroeste; Thalita Vasconcelos, coordenadora diocesana da Pastoral da Juventude; Gabriel Rodrigues, autor do cartaz oficial do Encontro; Alesson Santos, autor do hino oficial e Guida Aquino, vice-reitora da Ufac.
 “Este encontro acontece em um momento ímpar da história do nosso país, da história da nossa juventude. Eu acredito que esta semana de estudo, aprofundamento, leitura, oração e espiritualidade, deve ser para todos nós, um momento de recuperação da memória, para que nos comprometamos com a história em vista da construção de novos valores”, afirmou Benedito.
 A programação segue normal pela parte da tarde, com o Diálogo a Beira do Poço: Análise de conjuntura e galileias juvenis, e a missa de abertura, também no Teatro, às 20h, horário do Acre, e 22h, horário da Bahia.
Com informações de Pastoral da Juventude Nacional.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários