Primeiro dia do ENPJ: ciranda das juventudes dá o tom da Festa do Bem Viver

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 23:08



Começou o 12º Encontro Nacional da PJ. A programação deste domingo (07) precisou ser alterada, mas nem isso tirou a energia das(os) pejoteiras(os). A celebração de abertura foi adiada, já que a chuva impediu a realização da mesma na Concha Acústica. Reunidas(os) na UFAC, as delegadas(os) mostraram que a Festa do Bem Viver já começou: entre cirandas e cantos, as(os) jovens celebraram o encontro de culturas. Para a noite, o grupo foi encaminhado para a convivência com as famílias e comunidades que acolhem as delegações.
A coordenadora diocesana da PJ de Rio Branco/AC, Thalita Vasconcelos, explicou que a decisão da organização não muda os planos para a semana. A celebração de abertura será realizada na segunda (08) em horário e local a serem confirmados. A jovem destacou que a programação da manhã e tarde estão mantidas, com início para às 8h30, quando será apresentado o espetáculo de abertura. Quanto ao motivo do adiamento da celebração, a jovem destacou que o sentimento é de gratidão, afinal as delegadas (os) compreenderam a decisão e registraram um bonito momento de ciranda na UFAC, de onde sairiam para a Concha Acústica. “O Acre é um lugar conhecido como terra encharcada. Essa chuva é um presente que Deus dá para cada um de nós”, ressalta.
No momento em que se oficializou o adiamento da missa de abertura, as (os) jovens trataram de aproveitar o momento de convivência. A delegada Susy da Silva, do regional Sul 2 e diocese de Umuarama/PR, afirmou que a alegria contagiou a todas (os). “O momento é maravilhoso. Eu estou aqui arrepiada. A galera não dispersou mesmo com a chuva. A música parou e, mesmo assim, o grito da galera foi maior. É emocionante ver o Brasil inteiro reunido”, ressaltou a delegada.
As(os) delegadas(os) contaram um pouco como foi a chegada em Rio Branco/AC. O jovem Manoel, do regional Norte 2 e da Prelazia do Xingu/PA, disse estar super feliz com a acolhida e a forma como foi tratado. Assim como ele, as delegadas (os) estão hospedadas (os) nas casas de famílias de várias paróquias da cidade. O momento propiciou a convivência com a realidade local.
Outras delegadas(os) aproveitam a estadia na cidade para conhecerem um pouco da cultura e pontos turísticos. A delegada Bruna Alves, do regional Sul 1 e da diocese de Aparecida/SP, contou que está no Acre desde sábado. Ela conheceu o Centro Histórico de Rio Branco e afirmou ter achado o povo acreano bastante acolhedor. “O centro histórico é lindo, tem muitas comidas típicas e a galera gosta de incentivar a gente a comer. Estou gostando muito da estadia aqui e acredito que vai ser um lindo ENPJ”, relatou.
O Encontro prossegue até o próximo domingo (14). São mais de 400 delegadas (os) participantes, que fizeram o credenciamento durante todo o primeiro dia da atividade.
Com informações de Pastoral da Juventude Nacional

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários