Papa: que o medo não nos impeça de acolher

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 11:44


Resultado de imagem para papa e refugiados
Em 20 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Refugiado, ocasião em que cada um é convidado a refletir sobre os atuais desafios dos refugiados no mundo. Um “refugiado” é uma pessoa que sofre perseguição pela sua raça, religião, grupo social ou opinião política e que se encontra fora do seu país, não podendo a ele retornar por força de perseguição.

No Dia Mundial do Migrante, o Papa escreveu a seguinte mensagem no Twitter: "Encontramos Jesus no pobre, no rejeitado, no refugiado. Não deixemos que o medo nos impeça de acolher o próximo necessitado!"
Homens, mulheres e crianças à deriva em precárias embarcações, pais separados dos filhos e enjaulados, desespero, angústia, xenofobia e desrespeito dos direitos humanos mais elementares: com este espírito celebra-se neste dia 20 de junho o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, instituído pelas Nações Unidas.

Para lembrar a data, o Papa Francisco escreveu no Twitter:
“Encontramos Jesus no pobre, no rejeitado, no refugiado. Não deixemos que o medo nos impeça de acolher o próximo necessitado!”

Horas depois, o Pontífice escreveu outra mensagem: "A dignidade da pessoa não depende de ela ser cidadã, migrante ou refugiada. Salvar a vida de quem foge da guerra e da miséria é um ato de humanidade", acompanhada da hashtag #withrefugees.

Papa ao almoço da Caritas: mais partilha e fraternidade com os migrantes
"Desejo encorajar vocês da Caritas, a comunidade de fiéis com o seus pastores, e todas as pessoas de boa vontade a sempre criarem novos espaços de partilha, para que de nossos encontros possa surgir uma renovada fraternidade com os migrantes e os refugiados": é quanto escreve o Papa na sua Mensagem enviada a todos os que participaram nesta terça-feira (19/96) do almoço no refeitório da Caritas "São João Paulo II", na Estação Termini de Roma. O evneto foi organizado no âmbito da campanha de ação global “Share the Journey" – Compartilhe a viagem -, promovida pela “Caritas Internationalis”, de 17 a 24 de junho, e lançada pelo próprio Pontífice em 27 de setembro do ano passado, durante uma Audiência geral na Praça São Pedro.

Francisco abençoa de coração este especial refeitório e acrescenta: "Como Caritas, vocês acolheram o convite para lançar uma iniciativa de conscientização em escala mundial em apoio aos migrantes e refugiados: é a campanha "Compartilhar o caminho", que inauguramos juntos no dia 27 de setembro passado. Hoje, gostaria de convidar todos - migrantes, refugiados, agentes Caritas e instituições - a compreender as características deste percurso que mais marcaram vocês: qual esperança anima o seu caminho? Procurem compartilhar esse pensamento e festejar o que temos em comum".

Fonte: Vatican News

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários