20º Força Jovem em Santa Bárbara - em defesa da vida das mulheres

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 11:12


Aconteceu no último domingo (08), em Santa Bárbara, o 20º Força Jovem, realizado pela Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Feira de Santana. Este evento foi originalmente realizado pela PJ do antigo Zonal 2, atuais Foranias 5, 6 e 7, que realizaram até ano passado, e nessa vigésima edição abarcou as demais Foranias da Arquidiocese de Feira de Santana. O 20º Força Jovem teve como tema: “PJ – Em defesa da vida das mulheres” e a iluminação bíblica: “Eu quero a vida de meu povo!” Ester 7,3. A temática escolhida está em consonância com a Campanha da Fraternidade 2018 (Fraternidade e Superação da Violência) e com a Campanha de Enfrentamento aos Ciclos de Violência contra a mulher, fomentada pela Pastoral da Juventude Nacional.
A imagem pode conter: 4 pessoas, multidão, céu e atividades ao ar livreA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu, multidão, nuvem, árvore e atividades ao ar livre
O encontro se iniciou com a mística realizada pela equipe ampliada da Pastoral da Juventude, enfocando a iluminação bíblica, e como ela nos ilumina para transformar a realidade de violência e opressão que mulheres e jovens tem sofrido em nossa região. Após a mística inicial, foi feita a caminhada, e na parada foi falado sobre a questão do femínicidio, pela Carla, militante da Cáritas Arquidiocesana e do Movimento de Popúlação de Rua. Este que o ponto mais grave, mais não o único das inúmeras formas de violência que assolam as mulheres de nosso país e de todo o mundo.

A imagem pode conter: 1 pessoa, multidão e atividades ao ar livreA imagem pode conter: 9 pessoas, multidão, céu e atividades ao ar livre


Chegando ao espaço da Quadra do Colégio Estadual Carlos Valadares, a animação da parte da manhã ficou por conta da Banda Efatá, que levantou a galera com músicas da caminhada eclesial e da juventude. Ainda pela manhã foi o momento da roda de conversa sobre o tema, facilitada por Hildete Emanuele, que atualmente milita na Ação Social Arquidiocesana (ASA) de Salvador, e foi secretária nacional da Pastoral da Juventude. De forma dinâmica, a convidada abordou a questão e respondeu às perguntas da juventude presente.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e multidão A imagem pode conter: 5 pessoas

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé

Ainda pela manhã foi o momento de celebrar a Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Zanoni Castro. Dom Zanoni ressaltou que a juventude deve assumir seu protagonismo na Igreja, e recordou que a luta pela vida das mulheres, dos jovens e de todos os seres humanos é missão da Igreja. Estiveram presentes na Missa também diversos padres, como o Padre João Falcão (Vigário da Forania 7 e Pároco de Santa Bárbara), Padre Edimundo (coordenador de pastoral), Padre Jonilson (assessor do Setor Juventude), Padre Rodrigo (coordenador do Serviço de Animação Vocacional). Também tivemos padres visitando o evento, a exemplo de Padre Jairo (Paróquia de Ouriçangas) e Padre Leomário (Paróquia de Tanquinho).
A imagem pode conter: 8 pessoas
Na parte da tarde a animação ficou com o Padre João Eudes (reggaeiro de Cristo) junto com o Ministério Chuva de Graça. Com suas músicas que remontam à vida na Igreja e na Sociedade o Reggaeiro de Cristo sacudiu a juventude presente no evento. Por fim, tivemos os agradecimentos  e a mística de envio.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas no palco A imagem pode conter: 1 pessoa
A Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Feira de Santana agradece a todos os que fizeram o 20° Força Jovem acontecer. Agradecimento especial para a Paróquia de Santa Bárbara, na pessoa do padre João Falcão e toda coordenação da juventude da Paróquia, aos padres que estiveram presentes conosco, ao nosso Arcebispo Dom Zanoni pela presença e conselhos, às pessoas, paróquias e grupos que também contribuíram das mais variadas formas. Agradecimento também para Hildete, Carla e todas as mulheres que ajudaram na nossa temática e para os grupos de canto que animaram o nosso encontro. Que o Deus da Vida abençoe a todos e todas.

A imagem pode conter: texto

Com informações de Erik Nascimento, pela coordenação arquidiocesana da Pastoral da Juventude

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários