DNJ

DNJ 2018 já começa a ser preparado pelos jovens de todo Brasil

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 13:30



Este ano, o mês de outubro vai ser mais especial para a juventude brasileira. De 3 a 28 de outubro, acontece em Roma a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” e no Brasil, dia 21, será realizado o Dia Nacional da Juventude (DNJ) que vai trazer a temática: “Juventude Construindo uma Cultura de Paz” e lema “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz, neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham coragem, Eu venci o mundo” (Jo 16,33).

Para se preparar para o DNJ já está disponível para compra o material, o cartaz e o subsídio com 48 páginas e que contém três roteiros de encontros, um Ofício Divino da Juventude, além de dicas de como organizar e preparar os encontros com os grupos de jovens.

A proposta é de refletir sobre as temáticas: “Direitos Humanos”, “Cultura de Paz” e “Políticas Públicas para a Juventude”. O material traz também indicações de músicas, citações bíblicas, textos, indicações de sites e filmes que podem contribuir com a organização metodológica dos encontros.

Esse ano, a Campanha da Fraternidade, “Fraternidade e superação da violência” inspirou a criação do cartaz oficial que foi todo desenvolvido a partir dessa temática. A identidade do cartaz traz a cultura de paz e superação da violência, mostrando o rosto de jovens que são vítimas da violência, mas também protagonistas na busca pela paz.

O objetivo é interpelar a partir da ideia da construção da paz como forma de combate à violência e a importante do papel do jovem neste processo.

O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. As Pastorais da Juventude do Brasil organizaram por 26 anos essa atividade, sendo agora também conduzida pelas demais identidades juvenais da Igreja do Brasil, através da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude e dos Setores Diocesanos de Juventude. Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. O DNJ acontece em todo o país todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto nos anos eleitorais, quando a data é alterada, como neste ano.
Com informações da CNBB 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários