quarta-feira, 27 de abril de 2011

Instituições católicas ampliam assistência ao povo haitiano


Prossegue o compromisso da comunidade católica na reconstrução das edificações primárias do Haiti, após o terremoto que abalou o país em janeiro de 2010. A Catholic Health Association e a Catholic Relief Services, Cáritas dos Estados Unidos, estão trabalhando no projeto de reconstrução do Hospital São Francisco de Sales, que uma vez terminada, oferecerá 200 leitos.

O presidente da Catholic Health Association, a religiosa Carol Keehan, explicou que o projeto pretende desenvolver uma parceria com os agentes de saúde haitianos a fim de melhorar os serviços de assistência.

O projeto quer favorecer também o retorno ao país de médicos e enfermeiros haitianos que atualmente trabalham no exterior. "A reconstrução do hospital é um dos melhores exemplos do compromisso da comunidade católica e vários são os projetos", ressaltou o núncio apostólico no Haiti, dom Bernardito C. Auza.

O núncio explicou que desde o fim de março, a comissão criada pela Igreja Católica para a reconstrução do Haiti (Proche – Proximité Catholique à Haiti et à son Eglise) iniciou as atividades. "Criamos essa comissão técnica para garantir que os trabalhos sejam bem feitos. Tenho certeza de que podemos ir adiante sempre com ajuda da Igreja, sobretudo das Igrejas locais", disse dom Bernadito.

Foram realizados vários progressos na ajuda às vítimas do terremoto, mas muita coisa ainda é preciso ser feita. Segundo estimativas recentes, cerca de 600 mil pessoas vivem nos campos de desabrigados ao redor das grandes cidades haitianas.

Fonte: cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário