Militante da Pastoral da Juventude visita a Alemanha

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 22:58

Com o objetivo apresentar as experiências de prevenção da violência e de execução de políticas de juventude desenvolvidas no Brasil embarcará amanhã para Alemanha o militante da Pastoral da Juventude e coordenador nacional da Campanha contra Violência e o Extermínio de Jovens, Felipe Freitas, que fará palestra sobre a questão da violência e da segurança pública no Brasil durante o Dia dos Católicos Alemães na cidade de Manheim.

A viagem é resultado de um convite da Adveniat, organização alemã de apoio a Igrejas e organizações sociais da América Latina e Caribe, e prevê, além da palestra, reuniões com jovens envolvidos com movimentos de voluntariado local e visitas a instituições sociais europeias com o objetivo de apresentar as experiências de prevenção da violência e de execução de políticas de juventude desenvolvidas no Brasil com destaque as ações das Pastorais da Juventude.

Segundo Felipe a expectativa é de que a viagem sirva para o fortalecimento de relações de intercâmbio entre as experiências das organizações brasileiras e alemãs. “A Adveniat tem tido um papel extremamente significativo no fortalecimento da ação pastoral próxima aos segmentos excluídos da sociedade. Para nós, da Pastoral da Juventude, é uma honra integrarmos este diálogo com os companheiros da Alemanha que há muitos anos colaboram com o nosso trabalho. Espero que esta relação se fortaleça.” destacou Freitas.

Conheça um pouco mais sobre Felipe:

Felipe da Silva Freitas, 24 anos, nasceu em Feira de Santana, interior da Bahia, começou a sua trajetória numa Comunidade Eclesial de Base na paróquia de São José Operário onde se engajou na Pastoral da Juventude e passou a colaborar com espaços municipais de organização pastoral. Em 2003, com 16 anos, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores onde passou a militar, em 2004 atuou como voluntário no programa de políticas públicas da Cáritas Arquidiocesana de Feira de Santana e integrou a articulação das Comunidades Eclesiais de Base também na Diocese de Feira de Santana.

Durante a graduação em Direito (2005 - 2010) participou do Núcleo de Estudantes Negros e Negras da Universidade Estadual de Feira de Santana (NENNUEFS), uma organização político-acadêmica de estudantes negras e negros fundada em 1996 com o objetivo de desenvolver ações de combate ao racismo, bem como pesquisas e ações de extensão universitária. Além disso, tornou-se pesquisador do Grupo de Pesquisa em Criminologia da UEFS, onde desenvolveu pesquisa com o título: "Tematizando a segurança pública no Brasil: tendências, programas e conceitos" nesse trabalho as políticas de segurança pública do governo federal foram analisadas no período entre 1988 e 2007.

Em 2010, foi eleito presidente do Conselho Estadual de Juventude onde atuou até março de 2011 tendo, em seguida, ingressado no campo das políticas de juventude do Governo do Estado da Bahia. Entre abril e setembro de 2011 trabalhou como assessor da Coordenação de Políticas de Juventude da Secretaria de Relações Institucionais e entre outubro de 2011 e março de 2012 como Coordenador de Políticas para Juventude Negra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Hoje é membro da Coordenação Nacional da Campanha contra Violência e o Extermínio de Jovens, promovida pela Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude do Meio Popular, Pastoral da Juventude Estudantil e Pastoral da Juventude Rural, além de prestar consultorias nas temáticas relativas a políticas públicas, juventude, racismo e segurança pública.

No âmbito internacional Felipe Freitas integrou a delegação brasileira à XX Jornada Mundial da Juventude realizada na cidade de Colônia, Alemanha (2005), participou em 2010 da Jornada de Estudos Criminológicos promovida pela Universidade Estadual de Feira de Santana em parceria com Universidade Católica de Louvain na Bélgica, foi conferencista do III Congresso Latino Americano de Jovens promovido pelo Conselho Episcopal Latino-americano em 2010 na cidade de Los Teques, Venezuela; bem como participou da Pré-Conferência das Américas à Conferência Mundial de Juventude (2010) e do Encontro Ibero-Americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes (2011) ambos na cidade de Salvador, Bahia.


Fonte: Adital (adital.com.br)Link

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários