Cúpula dos povos: 80 mil pessoas ocupam as ruas do RJ por justiça social e ambiental

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 22:17


Na tarde quarta-feira, 20, cerca de 80 mil pessoas ocuparam, de ponta a ponta, a avenida Rio Branco, principal via do centro do Rio de Janeiro (RJ), para a Marcha da Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental – contra a mercantilização da vida, em defesa dos bens comuns.

Vindos de diferentes cantos do planeta, os manifestantes representavam as mais variadas lutas em defesa de um mundo justo e sustentável. Estudantes, servidores públicos, feministas, ambientalistas, trabalhadores, jovens. O tom era de denúncia dos impactos causados pelo atual modelo de desenvolvimento e aos retrocessos que se desenham no Rio Centro, local onde acontece a conferência da ONU – Rio+20.

Apesar das diferenças culturais, ideológicas e políticas entre os participantes, a ideia da urgência em criar alternativas para o mundo, pautadas na democracia radical, proteção do meio ambiente e respeito aos direitos humanos, dava liga à manifestação.

Para chamar atenção e passar suas mensagens, os manifestantes não economizaram na criatividade. Além das tradicionais bandeiras, faixas e batuques, as pessoas trouxeram para as ruas diversas encenações, como a do velório da lei ambiental no Brasil.

Um tema que dominou grande parte das manifestações da marcha foi o novo código florestal. A presidenta Dilma foi duramente criticada pelos vetos considerados insuficientes por muitos grupos presentes. “Temos que debater mais o código. Ainda dá tempo de provocar mudanças e de conseguir o vetar. E isso é fundamental, porque o código representa um retrocesso ambiental”, diz o militante ambiental, Vitor Massao.

Por Rafael Stemberg e Vânia Correia

www.agenciajovem.org

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários