quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Dom Romero será beatificado em El Salvador


São Salvador – A Igreja Católica salvadorenha anunciou domingo, 22, que a beatificação do Arcebispo de São Salvador, Dom Óscar Arnulfo Romero, será celebrada na Praça do Divino Salvador do Mundo, na capital do país. A data da cerimônia ainda não foi definida. 
O Arcebispo de São Salvador, Dom José Luis Escobar Alas, leu o comunicado da Conferência Episcopal aos fiéis em coletiva de imprensa na Catedral Metropolitana, após a missa. 
  De acordo com Dom Escobar, o Governo salvadorenho prometeu que o dia da beatificação será ‘feriado nacional’.
O Papa Francisco aprovou em 3 de fevereiro o decreto que reconhece o martírio de Dom Romero em ‘odium fidei’, ou seja, que foi assassinado em 24 de março de 1980 por ‘ódio à fé’ e por isto, será beatificado sem a necessidade de um milagre. 
O Arcebispo assinalou que a Igreja católica espera que a beatificação de Dom Romero seja este ano, mas descarta a data de sua morte, 24 de março, considerada ‘muito próxima’ para os preparativos. “É muito difícil em menos de um mês preparar tudo... esperamos que o Vaticano o preveja e a data seja anunciada com antecipação”, indicou. 
Para realizar todos os preparativos da beatificação, a Conferência Episcopal estabeleceu quatro comissões especiais: uma central, uma executiva, uma de espiritualidade e uma mista. 
Dom Romero foi assassinado por um franco-atirador enquanto celebrava missa na capela do Hospital do Câncer Divina Providência de São Salvador e em março de 1994 seu processo de beatificação foi aberto no Vaticano. 
O Arcebispo mártir se caracterizou por sua defesa dos pobres e pelas denúncias de abusos contra direitos humanos nos anos anteriores à guerra civil em El Salvador (1980-1992)
Fonte: News.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário