segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Pastorais da Juventude realizam Ampliada Regional, em Ruy Barbosa

1497792_718130481633074_5790600212075799595_n
Entre os dias 20 e 22 de fevereiro, as Pastorais da Juventude do Brasil do Regional Nordeste 3 (BA e SE), estiveram reunidas nas terras de Ruy Barbosa (BA), para a Ampliada Regional da PJB. Foram dias de mística, planejamento, partilha e comunhão entre as PJs específicas. Os trabalhos foram pensados sobre o tema “Somos Povo de Deus, Somos Igreja Popular, Somos gente nova construindo Outro Mundo Possível” e sobre o embalo do baião “Somos gente novo vivendo a união, somos povo semente de uma nova nação”. O local da Ampliada foi o Centro de Treinamento de Líderes.
As atividades iniciaram com a Mística de abertura, na sexta, trazendo elementos bem próprios da PJMP da Diocese que acolheu a Ampliada. Logo depois da Mística, foi realizado o momento do “ver” a realidade das PJs nas Regiões Pastorais de todo o Regional. Também foi feita a acolhida oficial, do bispo diocesano Dom André de Whitte.
O sábado começou com a Oração Matinal, que foi desenvolvida por jovens de diversas dioceses. Em seguida foram iniciados os trabalhos do segundo dia de Ampliada. Nas mesas que foram realizadas na manhã, tivemos participantes das CEBs, Catequese, CTP, Cáritas, além de assessores da PJ e PJMP. Esse foi o momento de partilhar as realidades eclesiais e sociais: a análise de conjuntura.
No sábado a tarde aconteceram as oficinas que foram ligadas aos seguinte temas: Igreja e Sociedade, Questão Agrária, CEBs e Evangelização da Juventude. As partilhas destes momentos de aprendizado e partilha foram feitos na Celebração das Luzes, na parte da noite. Ainda pela tarde, foram realizadas as reuniões das específicas e das Regiões Pastorais. A noite foi o momento do “celebrar”, com a Celebração das Luzes e a noite cultural.
O domingo foi iniciado com a Santa Missa, celebrada na Catedral de Ruy Barbosa, e presidida pelo bispo diocesano, Dom André de Whitte, que recordou a importância de acreditar na juventude e em seu protagonismo. Voltando para o local do encontro, lidas as cartas dos companheiros que não puderam estar presentes na ARPJB, e logo após a apresentação do trabalho das Regiões Pastorais. A parte da manhã dominical foi o momento do “agir”, onde foram apresentadas propostas para o trabalho da PJB nos próximos períodos, a partir do planejamento na Ampliada anterior. Por fim, foi rezada a Mística Final e o envio para as Dioceses.

Fonte: Pastorais da Juventude do Brasil - Regional Nordeste 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário