Coordenação e Assessoria Nacionais da PJ se reúnem em Chapecó (SC)

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 23:37



No oeste catarinense, na atual sede da secretaria nacional da PJ, a cidade de Chapecó, os jovens da Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude, juntamente com a Comissão Nacional de Assessores, se reuniram para mais um encontro de partilhas, trabalhos e deliberações. O grupo permaneceu de 8 a 12 de outubro, encerrando as atividades na mística da padroeira do Brasil: Nossa Senhora Aparecida.
Com quem já havia chegado, no dia 08 foram feitas duas visitas, em dois lugares de resistência nessa região: o Assentamento Dom José Gomes, terra conquistada há poucos anos e que conta com 30 famílias assentadas; e a área indígena Toldo Ximbangue, primeira área indígena demarcada no Brasil, e onde a conquista é marcada por ameaças de morte, emboscadas, e a conquista do povo Kaingang.
A pauta da reunião foi extensa, com destaque para o olhar o processo que está sendo construído desde janeiro de 2014, no pós-ANPJ de Belo Horizonte. Nesse contexto, uma avaliação dos quatro serviços em que a PJ nacional se organiza: coordenação, secretaria nacional, representação no CONJUVE, e comissão nacional de assessores/as.

Outro destaque foi a escolha do próximo local que acolherá a ANPJ, em 2017. Após a apresentação das candidaturas de dois regionais – o Sul 3 (RS) e Nordeste 1 (CE) – e análise dos pré-projetos de ambos, houve um bonito momento de mística para a escolha. O local escolhido foi o chão nordestino. Para a ANPJ também, já foram criadas as equipes de metodologia e de executiva, e distribuição dos/as coordenadores/as nacionais em diversas equipes de serviço.
O ano de 2016 será um ano muito intenso, com dois processos em curso: o de “fechar” o processo da ANPJ de 2014, e de iniciar o processo para a ANPJ de 2017. A equipe de metodologia construirá um caminho  a ser percorrido até a janeiro de 2017, buscando envolver todos os regionais, suas dioceses, e grupos de jovens.
E como sempre é tempo de chegadas e partidas, nessa reunião três membros se despediram do serviço da coordenação nacional: Murilo Rebouças (Nordeste 3 – BA e SE), Uilian Dalpiaz (Sul 4 – SC) e Matheus Fernandes (Sul 3 – RS). A eles, agradecemos muito pela vida dedicada a esse espaço. Da mesma forma, acolhemos 5 jovens que passam a integrar a Coordenação: Tiago Medeiros (Nordeste 3), Tiago Arcego da Silva (Sul 4), Débora Ghiel (Sul 3), Aercilon Carlos Andrade (Centro Oeste – GO e DF), e Cleuton Moraes (Norte 2 – PA e AP). Desejamos boas vindas e agradecemos pelo “sim” a esse serviço.
Fonte: Pastoral da Juventude Nacional

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários