Papa nomeia Dom Zanoni como novo Arcebispo de Feira de Santana

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 21:07



Na manhã desta quarta-feira, 18 de novembro, o papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado pelo arcebispo da arquidiocese de Feira de Santana (BA), dom Itamar Vian, de acordo com o cânon 401, parágrafo 1, do Código de Direito Canônico. Na mesma data, o papa nomeou dom Zanoni Demettino Castro arcebispo desta Igreja Particular. Até o momento, dom Zanoni era arcebispo coadjutor da mesma diocese.
Dom Itamar Vian é natural de Roca Sales (RS). Nasceu em 27 de agosto de 1940. Cursou Filosofia em Ijuí (RS) e Teologia no Instituto Superior São Lourenço de Brindisi, na cidade de Porto Alegre. Possui aperfeiçoamento em Planejamento Educacional, Filosofia da Educação e Comunicação Social. 
Foi ordenado bispo em 8 de abril de 1984. Escolheu como lema “Somos todos irmãos”.  Na trajetória episcopal, dom Itamar foi bispo de Barra (1984 a 1995) e Feira de Santana (1995 a 2001), vice-presidente do regional Nordeste 3 e arcebispo de Feira de Santana (2002 a 2015). É autor de diversos livros, entre eles, “Personalidade e Ciência Social”, “Cinema e TV no Ensino”, “Luzes no Caminho”, “História de Vida” e a “Arte de Escolher”. 
Novo Arcebispo 
Dom Zanoni Demettino Castro nasceu em 23 de janeiro de 1962. É natural de Vitória da Conquista (BA). Foi ordenado presbítero em 28 de dezembro de 1986. A nomeação ao episcopado ocorreu em 3 de outubro de 2007 e a ordenação, em 24 de novembro do mesmo ano. Cursou Filosofia no Seminário Maior da Arquidiocese de Brasília (DF) e Teologia no Instituto de Ilhéus (BA). Possui mestrado em Teologia Sistemática pelo Pontifícia Universidade Católica (PUC/Rio). De 2007 a 2014, foi bispo da diocese de São Mateus (ES). No dia 03 de dezembro do ano passado, dom Zanoni Demettino Castro foi nomeado arcebispo coadjutor da arquidiocese de Feira de Santana. Tem como lema “Ecce mitte me”. 
Fonte: CNBB

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários