Pastorais da Juventude lançam cartaz da Semana do Estudante 2016

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 22:19


As Pastorais da Juventude da CNBB (PJ, PJE, PJMP e PJR) lançaram, nessa terça-feira (07), o cartaz que ilustrará a Semana do Estudante 2016 (SdE 2016).

Em sua 14ª edição, a SdE traz como tema “Juventude e direito à educação”, como lema “Educação libertadora constrói nossa Casa Comum” e como iluminação bíblica a passagem de João 8, 32b: “E a Verdade libertará vocês”.
O objetivo principal é que ela aconteça dentro da escola, pois trata de temas especificamente estudantis e visa uma maior participação e conscientização dos estudantes.
A arte do cartaz é de autoria de João Carlos Teixeira Junior, de São Paulo.
Segundo o artista, a inspiração para o cartaz da Semana do Estudante veio com os movimentos de ocupações das escolas públicas em São Paulo e em diversos locais do Brasil. “Quis manter uma lógica, uma sequência, uma certa continuação da estética e semântica do cartaz que fiz para a Semana da Cidadania, de abril”. 
“Nas ocupações, os estudantes protestam, lutam, reivindicam, mas limpam e realizam pequenos reparos nas unidades ocupadas. As mãos que empunham bandeiras e faixas, que pleiteiam lutas legítimas como terra, teto e trabalho [lema do evento], são as mesmas que consertam as escolas, protagonizam seu próprio futuro, constroem uma educação libertadora”, conta o artista.
A Semana do Estudante ocorre, neste ano, de 06 a 13 de agosto, e contará com um subsídio de formação, para ser estudado e celebrado nos grupos de base de todas as Pastorais pelo país. O subsídio está em fase de produção e deve ser lançado oficialmente no início de julho.

Fonte: Atividades Permanentes - Pastorais da Juventude

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários