Coordenação da PJ NE3 lança carta referente ao Grito dos Excluídos 2016

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 13:17



“Não vamos seguir as doutrinas corrompidas pelo poder opressor.”
Pjoteiros e pjoteiras do regional mais lindo do Brasil (NE3), paz e bem!
Nos aproximamos do dia 7 de setembro, dia reservado pela história para que celebrássemos a independência do Brasil. Neste dia, juntamente com as pastorais e movimentos sociais nos unimos em manifestação, questionando primeiramente qual independência estamos celebrando? E pra quem é essa independência? Dessas interpelações é que nasce o Grito dos/as excluídos/as, propondo ser espaço profético e canal para fazer ecoar o grito sufocado daquelas e daqueles que sentem o peso da opressão de um sistema que impossibilita a igualdade de direitos e vida digna para todos e todas.
O Grito esse ano trás a reflexão: “Este sistema é insuportável: Exclui, degrada, mata!” e se inspira no discurso do Papa Francisco que na Bolívia (II Encontro Mundial dos Movimentos Populares) sente a as dores dos pequenos e lhes convida a serem protagonistas, lhes dando a esperança para seguir contribuindo e lutando por justiça. Aqui no Brasil, frente a onda de tantos retrocessos temos vários motivos para fazer ecoar o grito sufocado em nossas gargantas e seguir em manifestação, em luta!
Chegou a hora de defender os direitos dos fracos e o direito a uma vida digna para todo o ser humano. O compromisso com esta causa nos compromete no esforço da superação da exclusão em nosso país, participando da construção de uma sociedade justa e solidária.
Assim, o Grito dos/das excluídos/as deve servir para nós, como espaço de denúncia, resistência e reafirmação das várias bandeiras de luta que há muito tempo pautamos com muita coragem e determinação.
Com Maria, a Negra Mariama, queremos com coragem e discernimento sermos as vozes dos excluídos/as, que de tão machucados por um sistema que exclui, não conseguem ter força ao menos para gritar!
Vamos, assim em marcha, na luta, na resistência e na esperança de quem crê nas palavras de Jesus, o jovem de Nazaré, que anunciou a vida em abundância para todos e todas e nos dá a paz inquieta que faz o coração doer frente às injustiças.

Sigamos juntos/as em marcha, na fé e na esperança!
Coordenação Regional da PJ NE3
Secretaria Regional da PJ NE3
Comissão Regional de Assessores da PJ NE3

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários