PJ define tema e lema do 12º Encontro Nacional

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 19:33


A imagem pode conter: texto

O tema do 12º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude, que acontece em janeiro de 2018 na cidade de Rio Branco/AC, traz a força de uma saudação própria dos índios Kaxinawá: “Txai: da seiva da vida, a festa do Bem Viver”. A iluminação bíblica faz parte do texto da Samaritana: “Sou eu que estou falando com você” (cf Jo 4,26). A escolha foi feita após oração e reflexão da Coordenação Nacional da PJ e Comissão Nacional de Assessores em transição, reunida em São Paulo/SP de 30 de março a 02 de abril.
O “Txai” significa “a outra metade de mim”, companheiro e reflete o desejo de saudar a diversidade numa poesia própria dos povos intimamente ligados com a natureza. Os demais elementos do lema representam o desejo da PJ de celebrar a cultura do bem viver e a Mística do chão acreano, tão próximo de outros países da América Latina e berço de imigrantes 
WhatsApp Image 2017-04-02 at 21.40.49 (2)
e povos dos mais diversos.

Segundo o representante do Regional Noroeste, que acolhe o ENPJ, Deivisson Souza, a expectativa que brota no coração das lideranças tem sido marcante. “É com coração contemplado e cheio de alegria que acolhemos o tema/lema e iluminação bíblica do 12°ENPJ, reconhecendo em cada palavra um pouco da história do nosso chão que é marcado por muitas lutas. Entusiasmados queremos continuar a caminhada, passar pela Samaria, celebrar nas proximidades da tríplice fronteira com os povos latinos americanos e efetivar a cultura do bem viver em nossa Pachamama. Como diz os índios da tribo Kaxinawá: TXAI, para que possamos ser mais que companheiros/as, possamos ser irmãos/ãs”, ressaltou.
A Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude, Comissão Nacional de Assessores e a equipe local da Arquidiocese de Rio Branco e Regional Noroeste vão continuar a reflexão a partir do lema e iluminação para construírem a proposta metodológica do ENPJ. Os materiais e elementos subsidiarão os e as jovens pelo Brasil para estarem em sintonia com a atividade.
Fonte: Pastoral da Juventude Nacional

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários