domingo, 7 de agosto de 2011

O Padre e o Povo

Neste dia 7 de agosto vamos celebrar o Dia do Padre. Todos sabem quem é o padre? Este homem que doa sua vida a Jesus Cristo e ao povo, colocando-se a serviço de todos, particularmente, das pessoas esmagadas pelo sofrimento e pela injustiça social, deixando atrás de si sonhos humanos e profissionais?

PENSAR no padre é pensar em alguém frágil, pecador, carregado de tantos defeitos e limitações, mas que um dia, não só por sua decisão própria de querer seguir o Cristo, mas por vontade da mesma Igreja, foi ordenado sacerdote. Recebeu como missão fazer de sua vida uma transparência de Cristo e revestir os seus atos de perdão e de misericórdia em favor de todos.

O QUE MAIS impressiona nele e nos edifica é justamente esta doação integral: "Eu sou o Bom Pastor: o bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas", disse Jesus (Jo 10,11). Dar sua vida, como Cristo, doar-se totalmente, por toda a vida, incondicionalmente, é o que distingue a figura do padre.

HOJE, o padre está presente na luta por empregos, pela saúde, educação e pela Reforma Agrária, no mutirão dos sem-teto e sem-terra, no empenho contra a privatização da água, nas pastorais sociais... Assume a bandeira pela Segurança Pública, pela defesa do meio ambiente e contra a violência, as drogas, a corrupção e as injustiças.

COMOVE, também, observar o carinho do povo de Deus pelos seus padres. É um carinho que se traduz em gestos de respeito, de acolhimento, de perdão, de delicadeza que, muitas vezes, até se confunde com o amor filial. O nosso povo passa aos padres a sua fé na vocação misteriosa destes homens que tiveram a coragem de deixar tudo para serem tudo para Deus e para seus irmãos.

JESUS, ao ver a multidão cansada e abatida como ovelhas sem Pastor, disse: "Pedi ao Senhor da Messe que envie operários para sua Messe" (Mt 9,37). Cabe-nos rezar para que Deus continue passando por nossas famílias, nossas escolas, nossas comunidades e chame a muitos para seguí-lo no sacerdócio, como bom pastor que dá sua vida pelas ovelhas.

DEIXO aqui minha gratidão sincera e amiga a todos os padres por sua vida e seu ministério. Por todos eles rezo. A todos quero sempre acolher e animar. Para todos peço especiais bênçãos de Deus e a luz do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário