Ampliada da PJB... Existir para que?

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 20:25



“... Porque se o projeto e suas atividades são de origem humana, será destruído, mas se
vem Deus, não será aniquilado...” (Atos 5, 38-39)

     A Ampliada das Pastorais da Juventude do Brasil do Regional NE3 tem se configurado como o momento mais intenso e completo para as PJ’s deste regional, pois é o espaço de reencontro, de partilhas, de vivências e rezas que fortalece as específicas para a caminhada conjunta e reafirma o fazer pastoral de cada uma em seu meio específico.
     Acolher jovens de todas as dioceses e de todas as específicas dos estados de Bahia e Sergipe tem sido crucial para nossa existência, para a resistência e para a construção de um projeto de vida, divino, humano e libertador. Assim, as temáticas, assessorias, participação de cada jovem liderança é o que reafirma o nosso desejo de caminhar juntos e nos faz compreender que, sem este momento com as vozes, os corpos, ideias e contribuições trazidas das bases, a Assembleia perde o caráter, a graça e o sentido... São as juventudes das PJ’s, dos belos cantos de imenso regional que dão a existência, a cor, o brilho e a vida para a Ampliada da PJB. Por isso AMPLIADA, por isso, tão grande e bela!
     E, neste ano, em que a juventude se faz pauta em muitos eventos eclesiais e de grande visibilidade no Brasil e no mundo - Ano da Fé; Campanha da Fraternidade; 40 anos da PJ; Jornada Mundial da Juventude... – queremos, enquanto Pastorais da Juventude do Regional NE 3, fortalecer nossas discussões e ações que valorizem a vida da juventude, em suas diferentes realidades e, assim, consolidar a nossa identidade e nossa missão, de jovens profetas, que seguem os passos do Cristo Jovem libertador, continuando o Projeto de Deus, a construção da Civilização do Amor.
     A Ampliada 2013 toma como ponto de formação a militância e missão dos/das Jovens das PJ’s em diferentes espaços, no contato com as muitas identidades juvenis que encontramos e acolhemos, partindo do pressuposto de que toda ação que prima pela vida da juventude é pelo reino que fazemos e, portanto, faz parte de um projeto divino. 
     Para além dos espaços de formação e reflexão, iremos ao encontro das juventudes nos bairros, campos e comunidades, ouvindo, conhecendo e reconhecendo seus espaços e vidas, faremos missão em terras distantes.
Queremos realizar um momento de mística com cada uma das específicas, o seu jeito de rezar, de anunciar o evangelho libertador, de militar nos seu meio específico e assim, conhecendo um pouco mais da metodologia e do jeito de ser, nos aconchegar e experimentas das experiências de PJ’s que temos no regional, no Brasil, entendendo que esta aproximação é o que nos fortalece.
Contribuições vindas de jovens de todo o regional podem ajudar nas reflexões, partilhas sobre suas experiências nos grupos de bases, nas paróquias; projetos desenvolvidos com as juventudes; atuação com políticas de Juventude; enfim, tudo que fazemos pela vida dos/das nossos/nossas jovens, dentro e fora do espaço eclesial, que caracterizam nossa missão libertadora.
Como sempre sonhamos e ousamos realizar, faremos durante a ampliada 2013, a Assembleia para discussão e aprovação do Centro de Juventude – um projeto que está a muito sendo construído e que passa agora por um novo processo – Esta Assembleia pretende refletir sobre os objetivos e estrutura do Centro de Juventude e, aprovando seu estatuto, construir juntos/juntas, novos projetos pela vida da nossa juventude.
A presença de jovens da PJ, da PJMP, da PJR e da PJE é o que garante a diversidade da Ampliada; a colaboração de todas as dioceses, enviando suas lideranças e assessorias é o que faz a ampliada acontecer. As rezas, mensagens, cartas e partilhas que ecoam das bases, no decorrer do encontro, e por todos os outros dias, é o que nos faz acreditar que estamos no caminho certo. A existência de juventude organizada enquanto Pastorais da Juventude em todo o regional NE3 é o que certifica que a Ampliada Regional da PJB deve sim continuar sendo o espaço de reencontro das PJ’s, que querem sim, continuar sonhando os mesmos sonhos, realizando as mesmas lutas... porque o Projeto é Deus e não será destruído...

Realizar a Ampliada da PJB porque...
“Em tempos difíceis temos que ficar juntos” (Hugo Paixão)
E seguiremos sempre...
Na ternura e resistência...

Eric Gamaliel dos Santos Vieira
Articulador Regional da PJB/NE3

Gilvan Ivo Cerqueira
Assessor Regional da PJB/NE3

Em algum lugar do Regional NE3, Janeiro de 2013.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários