sábado, 9 de fevereiro de 2013

Atividades Permanentes das Pastorais da Juventude (2013)


    
      As Atividades Permanentes são o conjunto de ações, mobilizadas pelas Pastorais da Juventude do Brasil (Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude Rural e Pastoral da juventude de Meio Popular) em defesa da vida da juventude. A exemplo de Jesus construímos um caminho missionário em defesa da vida. São momentos de oração, partilha, debate, luta e festa protagonizados por diversos grupos de jovens organizados em espaços eclesiais, escolares, rurais e populares de todos os cantos do Brasil.
É um processo desenvolvido durante todo o ano. Tem caráter ecumênico e missionário, sendo assim, busca ir ao encontro dos/as jovens empobrecidos/as onde eles/as se encontram, nas realidades de dor e sofrimento tão comuns na vida da juventude, reafirmando assim, o compromisso tão ousado e teimoso das Pastorais da Juventude do Brasil no seguimento de Jesus Cristo e no cuidado com a vida dos/as jovens e dos/as pobres.
Para o triênio 2012-2014 as Atividades Permanentes terão como eixo norteador a expressão: A defesa da vida na construção da Civilização do Amor. Em 2013, as propostas temáticas das Atividades Permanentes são iluminadas pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015, pela Campanha da Fraternidade 2013, pela celebração de abertura dos 50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II e pelo Ano da Fé. Também estão em sintonia com a preparação da Jornada Mundial da Juventude, com o documento do CELAM (Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho) “Civilização do Amor – Projeto e Missão” e o Projeto de Revitalização da PJ Latino Americana que neste ano motivará a vivência mística do lugar bíblico de Betânia.
Sendo assim, seguem abaixo as informações gerais sobre cada atividade permanente:
Semana da Cidadania
Tema: Juventude: Vidas pela Vida
Lema: Pastorais da Juventude contra a redução da maioridade penal
 A Semana da Cidadania (SdC) que normalmente se realiza de 14 a 21 de abril, abordará uma realidade que está em pauta em nossa sociedade:a  redução da maioridade penal. Reduzir a idade penal atinge a vida da juventude e fere muitos de nossos valores cristãos em defesa da vida, dessa forma nos posicionamos contra a redução na maioridade penal, na luta pela vida da juventude.
Neste ano em que a Campanha da Fraternidade trabalhará o tema: Fraternidade e Juventude, queremos evidenciar ainda mais a defesa da vida, dizendo não à redução da maioridade penal, por entendermos que esta mudança na lei permitirá que mais vidas sejam comprometidas em sua formação integral.

Semana do Estudante
Tema : Juventude e Educação
Lema : Juventude do campo e da cidade, na luta pela educação que queremos.

 A Semana do Estudante (SdE) que compreende o dia do estudante 11 de agosto, esse ano acontecerá de 5 a 11 de agosto, pautará a educação que é oferecida para a juventude brasileira e quais os modelos de educação acreditamos e defendemos, garantia de dignidade para a juventude!
  
Dia Nacional da Juventude
Tema: Juventude e missão
Lema: Jovem: levante-se, seja fermento! 
Iluminação: "quanto a você, arregace as suas mangas, levanta-se e diga a eles tudo que eu mandar. Não tenha medo" -Jeremias 1, 17b

 O Dia Nacional da Juventude, que normalmente acontece sempre no último domingo do mês de outubro, esse ano acontecerá no dia 27/10. A atividade irá propor aos/as jovens, a exemplo de Jesus Cristo, o caminho para ir ao encontro dos/as dos/as empobrecidos/as e excluídos/as, transformando corações para transformar o mundo.

A proposta temática do DNJ 2013 e seus materiais foram construídos em conjunto com as Pastorais da Juventude, movimentos juvenis, novas comunidades e congregações que trabalham com jovens, por promoção da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB.
Neste ano em que a juventude é tema principal em várias atividades de nossa Igreja, a Pastoral da Juventude deseja que as Atividades Permanentes possam proporcionam momentos de escuta da realidade do/a jovem, nos ajudando a caminhar na mística de Betânia vivenciando e saboreando da vida em plenitude.

Fonte: Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude (pj.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário