A Memória como opção pedagógica

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 23:01

Esta semana estamos apresentando a síntese do Livro Civilização do Amor – Projeto e Missão, lançado em espanhol em outubro de 2012. É o Marco Referencial da PJ Latino Americana.  É um material didático que será à base do curso virtual que estamos organizando para formação de assessores/as. A síntese foi preparada por Hilário Dick e as pessoas interessadas em participar ou conhecer favor escreverem para centrocajueiro@gmail.com.
Após o Marco da Realidade, apresentamos a síntese do Marco Histórico. Encaramos o cultivo da memória histórica como uma opção pedagógica. A síntese do Marco Histórico trata não só do movimento vivido na Igreja, mas, também, amplia para a história de luta e participação da juventude nos diversos ambientes.
A Pastoral da Juventude do Brasil celebra este ano 40 anos. O número é muito simbólico. Remete-nos para os 40 anos que o povo caminhou pelo deserto em seu processo de libertação.  Também podemos disser  o mesmo, retomando a leitura do marco histórico.  A ação evangelizadora junto aos jovens construiu um processo de libertação e hoje assume em sua ação temas que tocam a vida da juventude como exemplo, o extermínio da juventude e a redução da maioridade penal.

A memória é uma opção pedagógica em nossa ação. Por isto, convidamos todos/as para estudar a síntese, acrescentar elementos de nossa história e prática junto aos jovens.

Fonte: Cajueiro

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários