5ª SSB aponta compromissos para os desafios do Estado brasileiro

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 12:28

999593_567538906635536_1802073138_nNesta quarta-feira (04/09), terceiro dia da 5ª Semana Social Brasileira (SBB), foram realizadas dez oficinas temáticas. O objetivo foi elaborar e propor os compromissos que serão votados e assumidos na SSB.
Durante a manhã, os participantes, divididos em grupos, discutiram nas oficinas os temas: Estado e Trabalho; Estado e Direitos sociais; Estado, Violência e Direitos Humanos; Estado, territórios, povos e comunidades tradicionais; Estado e Meios de Comunicação; Estado e Juventudes; Estado e Meio ambiente; Estado e Sociedade Civil: marco regulatório; Estado e Reforma Urbana; Estado e Dívida Pública.
Na plenária, os relatores das oficinas contextualizaram os principais compromissos. Dentre alguns dos pontos apresentados está a importância do Estado brasileiro garantir o controle democrático e transparente em relação ao uso dos recursos públicos, realizar a reforma do judiciário e a democratização do acesso à justiça, e assumir o compromisso com a implementação do Plano Nacional de Direitos Humanos.
O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB, padre Nelito Dornelas, explicou qual a proposta das oficinas. “Cada oficina apontou três compromissos para enfrentar os desafios do Estado que nós não queremos ou do Estado que temos e não atende as demandas específicas da sociedade. Agora, esses 30 eixos norteadores seguem para as 18 regionais da CNBB, que vão apontar quais os mais pertinentes e quais vão ser assumidos localmente. Ao mesmo tempo, os regionais vão apontar um desafio que a 5ª Semana Social Brasileira deve assumir enquanto processo nacional e, a partir de uma votação em plenária, quais serão levantados como bandeira de luta em nível nacional”, explicou o assessor.
Ao término do evento, terá a leitura e a aprovação de uma carta com os compromissos da 5ª SSB. Com o tema “Estado para que e para quem?”, e o lema “Participação da sociedade no processo de democratização do Estado brasileiro”, o evento reúne movimentos sociais, pastorais sociais, igrejas e instituições parceiras do país até próxima quinta-feira (05/09), no Centro Cultura de Brasília (CCB).
Por: Chirliana Souza/Ascom-PMBCN
Fonte: Site da Semana Social Brasileira

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários