Com o objetivo de chamar a atenção de toda a sociedade para os problemas enfrentados pela população, a 19ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas traz esse ano a temática juventude que evidenciará e denunciará a situação dos jovens, principalmente os encarcerados e os exterminados no Brasil.
Os assassinatos de jovens aumentaram 580% nos últimos dez anos. No Brasil, 32 jovens de até 19 anos são assassinados todos os dias, segundo Mapa da Violência 2012. Por ano, são registrados cerca de 50 mil homicídios e desse total, mais de 40% das vítimas são jovens, principalmente os que vivem nas periferias em sua maioria negros e negras.
O Grito, promovido pelos movimentos sociais ligados à Igreja Católica, ocorre todos os anos no dia 7 de setembro e em 2013 atinge mais de mil cidades. Neste ano o Grito dos Excluídos e Excluídas espera ganhar força com a adesão de manifestantes que, desde junho, protestam nas ruas contra as injustiças, a violência e a corrupção.
Veja a organização do Grito em várias regiões do país CLIQUE AQUI
“Esperamos que nenhum grupo se aproveite das manifestações para fazer baderna, porque o Grito dos Excluídos tem objetivos claros e nunca registrou violência”, disse Luciene Andreoli, da coordenação nacional do movimento em entrevista coletiva realizada na última semana, na sede regional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF).
por Thays Puzzi, assessora de Comunicação da Cáritas Brasileira | Secretariado Nacional, com informações da Agência Estado