PJ Nordeste 3 realiza Encontro Regional

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 22:11

       Aconteceu entre os dias 6 a 8 de setembro, na cidade de Salvador, o Encontro Regional da Pastoral da Juventude – Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe). Com o tema: ”Pastoral da Juventude: Na memória dos 40 anos celebramos nossa história”. O encontro foi realizado na Paróquia de São Caetano, no bairro de mesmo nome.
            Este encontro foi nos últimos tempos o com maior representatividade, tanto em relação a número de delegados – mais de 80 jovens e assessores, como também pelo numero de dioceses participantes – 15 das 25 dioceses do regional - e regiões pastorais.O encontro começou na sexta com acolhida da PJ da Arquidiocese de São Salvador. Logo depois houve um momento de retomada da história da PJ em nosso regional, sintonizando também a caminhada de 40 anos da PJ no Brasil. Para este momento foram convidados ex-secretárias/os e ex-assessores e que ajudaram na construção da caminhada da PJ na Bahia e em Sergipe.
            No sábado, logo depois do ofício da manhã, todos os delegados do ERPJ foram participar do Grito dos Excluídos, de Salvador. Foram momentos de suma importância, no qual foram destacadas a temática da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens. As vozes dos/as pjoteiros/as foram somadas a tantas outras vozes, quem além de lutar contra o extermínio da juventude, levaram outras bandeiras de luta.
            Após a participação no Grito, nos reunimos para a mística da tarde, com a ajuda do assessor Joaquim Alberto, da Comissão Nacional de Assessores da PJ que motivou para as próximas atividades na parte da tarde. Logo depois conversamos sobre a realidade de nosso regional, sendo divididos os grupos em regiões pastorais. Neste momento particular das RP’s foi discutido também a articulação da PJ nas regiões pastorais e também nas (arqui)dioceses. Também foram pensados os nomes para assumirem a representação na Coordenação Nacional pelo regional e para a Secretaria Regional.
            Encerramos as atividades do dia com a celebração eucarística, presidida pelo arcebispo de São Salvador e primaz do Brasil Dom Murilo Krieger. Também estiveram presente o Padre João Pedro, que assessora a PJ em Salvador, bem como os padres vocacionistas, que receberam os pjoteiros baianos e sergipanos em sua casa. Além de serem comemorados os 40 anos da PJ no Brasil, também foi rezado os 45 anos da caminhada da PJ na Arquidiocese de São Salvador que também há 45 anos celebra o CrisJovem.
            No domingo as atividades foram iniciadas com o Ofício Divino da Juventude. Ainda na esfera orante houve a partilha das até então Coordenadora Nacional e Secretaria Regional, respectivamente, Deisy Rocha e Michelle Vieira. Logo em seguida, indicados para assumir os dois serviços pastorais se apresentaram e deram suas respostas. Acataram as indicações Murilo Rebouças, da Diocese de Barreiras/BA (representação na Coordenação Nacional) e Bruno Conceição, da Arquidiocese de São Salvador/BA (Secretaria Regional). Houve um segundo momento das regiões pastorais, dessa vez para analisar o Plano Regional da PJ, que após as contribuições, foi aprovado por unanimidade.            Por fim, foi realizado a mística final para oficializar a eleição de Murilo e Bruno nas representações da PJ no Regional Nordeste 3.
Fonte: Teias da Comunicação - Regional Nordeste 3

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários