Pastorais da Juventude do Sub 3, se reúnem em Feira de Santana

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 15:37


Foi realizada entre os dias 02 a 04 de maio, a Ampliada das Pastorais da Juventude do Brasil, do Sub 3 da CNBB NE3 (BA/SE). Com o tema: Pastorais da Juventude do Sub 3, construindo a Civilização do Amor, e a iluminação bíblica "Eu vi um novo céu e uma nova terra" Ap 21,1, os trabalhados foram realizados na Chácara Santo Inácio, em Feira de Santana. Estavam na Ampliada representantes de 5 dioceses (Feira de Santana, Irecê, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Ruy Barbosa, além de Serrinha e Paulo Afonso que não estavam representadas), e das três específicas presentes neste Sub Regional 3: PJ, PJMR e PJMP. 

As atividades começaram já na sexta, com a reza do Ofício Divino da Juventude. Este teve como tema a mística de Samaria, que é o lugar bíblico que a Pastoral da Juventude Latino americana está pisando firme nesse ano. Samaria, é o local de encontro, com os irmãos e com Deus, e onde podemos beber da água viva que nos reanima na caminhada. Para isso se propôs também a Ampliada, que nesse ano teve caráter mais formativo. 

Iniciamos o sábado com o ODJ, também ainda na mística de Samaria e do encontro de Jesus e a samaritana no poço. E depois partimos para o estudo aprofundado do Marco da Realidade do Documento do CELAM, sobre a Pastoral da Juventude no Continente: Civilização do Amor: Projeto e Missão. E com esse estudo se desenrolou a maior parte da Ampliada. No sábado pela noite, tivemos a Santa Missa, presidida pelo Padre Raimundo Souza, responsável pelas juventudes no Regional Nordeste 3. Padre Raimundo, nos recordou alguns pontos importantes do Civilização do Amor, em especial compromissos de ordem prática. Tivemos a colaboração ao final da formação, do pjoteiro e noviço jesuíta Luís Duarte, que ajudou na revisão deste mesmo documento. Também tivemos reunião das específicas, para se resolver as questões desta na organização de Sub Regional, bem como para se passar repasses  a nível regional e nacional.  Por fim, na mística final, relemos o texto de João 4 (Jesus e a samaritana) e reafirmamos nosso compromisso com as juventudes e nossas comunidades, no serviço e na missão. 



Fonte: Articulação da Pastorais da Juventude do Brasil - Sub Regional 3 (CNBB NE3)

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários