O DNJ nos convida a sermos proféticos

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 22:40

Vinde ver um homem que me disse tudo o que eu fiz. Não será Ele o Messias? (Jo 4, 29)

Pensar em profetismo pode parecer um pouco fora de lógica nestestempos de muitas transformações no campo religioso e social, mas a proposta do Dia Nacional da Juventude em 2011 (DNJ) “Juventude e Protagonismo Feminino” nos convida a ousarmos ser proféticos, como a iluminação bíblica – “Muitos samaritanos daquela cidade acreditaram em Jesus, por causa do testemunho que a mulher tinha dado: Ele disse-me tudo o que eu fiz”. (Jo 4, 39)
O diálogo da mulher samaritana com Jesus é uma conversa a priori simples, mas carregada de simbolismo para nossa juventude, pois tem um forte chamado de Jesus a sermos missionários também em nosso tempo, como a sagrada escritura narra com a Samaritana. Uma mulher, que no contexto histórico, não tinha vez nem voz na sociedade. Haviam muitos motivos para que ninguém ouvisse a relato da mulher que anunciava ter conversado com o Messias, porém, ela ousou e foi em missão.
Assim também a reflexão do DNJ nos convida a ousarmos mais pela juventude. Sobretudo pelo protagonismo feminino que em muito ampliou o seu espaço, mas que nem sempre veio acompanhado de direitos. A mulher tem um papel de destaque na Igreja, em especial nas comunidades eclesiais de base, pastorais e movimentos. A vigésima sexta edição do DNJ nos convida a tornarmos mais sensíveis a isto. Não apenas no espaço religioso, mas em toda a sociedade, é notável a presença feminina em espaços antes hegemonicamente masculinos.
A Pastoral da Juventude deseja que a juventude, lideranças e assessorias, organizadas em todos os cantos do Brasil, de norte a sul, de leste a oeste, celebrem o dia 30 de outubro com muita alegria, fé, unidade e profetismo. Que a Mãe Aparecida, abençoe os milhares de jovens que estão se dedicando para fazer do DNJ 2011 mais um momento missionário como vem sendo feito há 26 anos.
Autor: Deisy Rocha Farias – Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude NE 3

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários