terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Pastorais da Juventude do Regional Nordeste 3 se reúnem em Ampliada



Aconteceu neste fim de semana (14 a 16 de fevereiro) a Ampliada Regional das Pastorais da Juventude do Regional Nordeste 3, na cidade de Baianópolis (Diocese de Barreiras/BA). Teve como tema: Pastorais da Juventude: Memória e Organização; o lema foi: "Vamos fincar o nosso pé, e fazer a nossa história; e a iluminação bíblica foi: "Vi então um novo céu e uma nova terra”. (Ap 21,1). 

As atividades começaram na sexta à noite, se fazendo a memória da caminhada conjunta das Pastorais da Juventude do Brasil, (PJ, PJMP, PJR, PJE) no Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe), através de depoimentos de antigos assessores como o Ir. José Conceição e o Marcelino. Também foi feita a memória dos 3 anos de caminhada do Eric Gamaliel em frente a nossa articulação da PJB Regional, através de uma mística que recordou o nome dos diversos lugares e espaços em que ele esteve representando nossas Pastorais. Depois, todos os presentes foram emergidos na realidade da cidade, com um grupo de reisado local, com o qual foram percorridos alguns locais com o intuito de retomar a caminhada histórica das Pastorais da Juventude na Bahia e Sergipe; foram recordados nomes, espaços, sonhos, lutas... Foi finalizado a noite de trabalhos com a dança típica do reisado. 

O sábado foi iniciado com a reza do Ofício Divino da Juventude, seguida pela palavra do bispo responsável pelas juventudes em nosso regional, Dom José Valmor Cesar Teixeira. Em seguida quem falou foi o Padre Gilvar Ivo, que acompanhou a PJB como assessor nestes últimos 3 anos. Logo após, tivemos a partilha de três pessoas muito expressivas na caminhada da articulação da PJB Regional: Claudia Santos, que já foi da assessoria; Maicelma Maia que já foi articuladora e o Eric Gamaliel, também articulador. Esse foi o momento de fazer um resgaste histórico da PJB Regional, bem como apontar as luzes e angústias para a caminhada. Na parte da tarde foi o momento de pensar sobre os serviços da articulação, assessoria e também sobre a estrutura, através de grupos, que partilharam as ideias a serem sistematizadas pela equipe de metologia e secretaria. O sábado foi concluído, com a noite cultural, que trouxe elementos da cultura popular, em especial dos tempos juninos, que são tradição forte em Baianópolis. Teve casamento na roça, quadrilha, show ao vivo, entre outras coisas que ajudaram os participantes a se integrarem com a cultura local.   

Já no domingo, as atividades foram começadas com a Santa Missa, na Igreja Matriz de Baianópolis, dedicada ao Senhor do Bonfim. O padre Ariovan Gonçalves deu as boas vindas ao presentes, em especial aos delegados da ARPJB, e ao Dom César, que presidiu a Missa. O final da celebração foi dedicado ao discurso do Eric Gamaliel, falando como foi seu serviço às Pastorais da Juventude nesses três anos. Também foram feitas homenagens, pelos participantes da Ampliada, tanto ao Eric, como a seus familiares. Foram momentos de muito emoção e partilha, celebrando a vida que é doada pelo Reino, pela construção da Civilização do Amor. O trabalho continuou no domingo com a reuniões de cada especifica das Pastorais da Juventude; e depois as reuniões dos sub's para encaminhamentos próprios e propostas de datas e locais para a Ampliada da PJB 2015. 

Logo depois foram os momentos dos encaminhamentos. A Ampliada das Pastorais da Juventude em 2015, será realizada entre os dias 20 e 22 de fevereiro, na Diocese de Ruy Barbosa. Sobre a assessoria da PJB para os próximos 3 anos, ainda não foram definidos nomes, no entanto foi sinalizado que a partir de agora a assessoria se dará de forma colegiada, com um padre, um/a relioso/a,e  um/a leigo/a. Por fim, habemus articulador da PJB: é o Mailson Pereira, jovem ligado a Pastoral da Juventude da Diocese de Amargosa. A ARPJB foi encerrada com uma mística em que se relembrou o dever que todos os pjoteiros/as do regional tem no cuidado um ao outro, bem como o cuidado que se deve ter com o novo articulador da PJB. Nesse papel, as PJs em cada diocese terão papel fundamental, assim como cada específica. Para finalizar pode-se deixar a seguinte frase que pode resumir a caminhada das Pastorais da Juventude na Bahia e Sergipe: "Temo mil razões para ser PJB". 


Fonte: Pastorais da Juventude do Brasil - Regional Nordeste 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário