Papa institui comissão para proteção de crianças

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 23:34

Nesta quinta-feira, 5 de dezembro, foram encerrados os trabalhos de mais uma rodada de reuniões do Conselho de Cardeais com o papa Francisco, no Vaticano. Em entrevista coletiva, o arcebispo de Boston e membro do Conselho, cardeal Sean Patrick O'Malley, anunciou as duas principais resoluções: a instituição de uma Comissão para a proteção das crianças e o Consistório para a criação de novos cardeais, em 22 de fevereiro.
“O papa decidiu constituir uma comissão específica para a proteção das crianças, com a finalidade de aconselha-lo sobre o empenho da Santa Sé a respeito da defesa das crianças e na atenção pastoral às vítimas dos abusos”, disse o cardeal O’Malley.
Especificamente, a Comissão vai informar sobre o estado atual dos programas para a proteção da infância e formular sugestões para novas iniciativas por parte da Cúria, em colaboração com bispos, conferências episcopais, superiores religiosos e conferências dos superiores religiosos. Também deverá propor nomes de pessoas adequadas para a sistemática atuação destas novas iniciativas, incluindo leigos, religiosos, religiosas e sacerdotes com competência na segurança das crianças, nas relações com as vítimas, na saúde mental e na aplicação das leis.
De acordo com O’Malley, “a composição e as competências da comissão serão indicadas em breve com maiores detalhes pelo papa, com um documento apropriado”. Porém, o cardeal adiantou que a Comissão terá, como linhas mestras de ação, a proteção das crianças, os programas de formação, protocolos para um ambiente seguro e ainda a cooperação com as autoridades civis, pastoral em apoio às vítimas e aos familiares, colaboração com especialistas para pesquisas, colaboração com bispos e superiores religiosos, entre outras.
Consistório
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, comunicou que o próximo encontro do Conselho dos Cardeais será nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro e precederá o Consistório do Colégio Cardinalício nos dias 20 e 21. No dia 22, será realizado o Consistório para a criação dos novos cardeais, e no dia 23 está programada a concelebração com os novos cardeais na Basílica Vaticana.
Para o cardeal O’Malley, os três dias de atividade do Conselho foram importantes, mas ainda há muito a ser feito. “Estudamos os diversos dicastérios; começamos a fazer algumas recomendações, mas o nosso trabalho apenas começou”.
Fonte: CNBB

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários