Coordenação Regional da PJB se reúne em Salvador
By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 23:54

No último final de semana (26 e 27 de julho), esteve reunida a Coordenação Regional das Pastorais da Juventude do Brasil, no bairro de Vila Canária, em Salvador. Foram discutidos inúmeras temáticas pertinentes às juventudes das terras de Bahia e Sergipe. Os trabalhos foram iniciados com uma mística que foram trazidos nomes de pessoas que contribuíram na caminhada das PJs de nosso Regional Nordeste 3. Importante ressaltar que esta foi a reunião de transição da articulação atual, com a anterior.
O primeiro assunto abordado, foi a conjuntura eclesial, onde tivemos algumas modificações de estrutura no regional, entre outros aspectos. Logo depois se falou da realidade de cada uma das especificas presentes em nosso regional. Uma coisa em comum, é a rearticulação , a nível de regional, que está acontecendo em cada uma das Pastorais da Juventude (PJ, PJMP e PJ) sempre tentando a melhor maneira de comunicação com as dioceses e as bases, e com a instância nacional. São luzes nesse caminho, os Congressos Nacionais da PJR e da PJMP, a Ampliada Nacional e o Encontro Regional da PJ, bem como a articulação dos Grupos de Produção e Resistência, da PJR.
Também foram partilhadas as atividades e articulações das Regiões Pastorais (RPs) do nosso regional. Ao todo são 6 RPs, sendo que somente uma não esteve presente (RP 6; Sul da Bahia) e a RP 2 (Sergipe) não tem articulador neste momento. Outra pauta importantíssima foi o que discutiu o nosso tão sonhado Centro de Juventude. Em breve teremos mais informações sobre este.
No domingo de manhã toda a coordenação participou juntamente com a comunidade Cristo Libertador, da celebração da Eucaristia, momento de agradecer a Deus pela presença em nossas vidas, grupos, comunidade e lutas. Voltando ao trabalho, discutiu-se a questão financeira ds PJB Regional e nas RPS. Ficou decidido que a Ampliada Regional da PJB (a ser realizada da Diocese de Ruy Barbosa), deverá retomar o Plano Político Pastoral da PJB NE3, e que haverá um formulário com questões sobre o uso desse subsidio nas dioceses. Conversou-se também sobre a campanha pelo Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberania Popular, que também cresce continuamente na BA e SE, e que as PJs a nível nacional já abraçaram. Discutiu-se também o cenário politico, que neste ano tem a particularidade de ser um ano eleitoral a nível de estado e nação. Por fim, marcou-se as próximas reuniões da CRPJB, e se fez a mistica de envio.

Fonte: Pastorais da Juventude – Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe)




Representantes dos 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participam da 5ª Reunião Ampliada Nacional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que se realiza entre os
O bispo auxiliar de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação, dom Joaquim Giovani Mol, participou de reunião, no dia 16, para tratar dos projetos de Reforma Política apoiados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e alguns organismos ligados à entidade. O encontro, realizado na sede da Conferência, em Brasília (DF), concluiu que as duas iniciativas caminharão juntas.
Sabemos que nas duas últimas décadas – que não estão muito longe – a conjuntura para os movimentos da esquerda social e partidária foram extremamente desfavoráveis, podemos verificar essa assertiva a partir de várias evidências como a quantidade diminuta de greves, a perda de direitos trabalhistas, criminalização da pobreza e dos movimentos sociais e privatizações que, em resumo, condicionaram o que chamamos de descenso nas lutas de massa no Brasil.




Foi publicado pelas Edições CNBB o texto de Estudos nº 107 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Tema prioritário aprovado durante 52ª Assembleia Geral da Conferência, realizada em Aparecida (SP), de 30 de abril a 9 de maio, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade” pretende animar o laicato na compreensão de sua atuação como sujeitos eclesiais nas diversas realidades em que se encontram inseridos. Ainda no título, encontra-se a passagem do Evangelho de São Mateus, que convida os discípulos de Jesus serem “Sal da Terra e Luz do Mundo” (cf. Mt 5, 13-14).