Coordenação Regional da PJB se reúne em Salvador

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 23:54

No último final de semana (26 e 27 de julho), esteve reunida a Coordenação Regional das Pastorais da Juventude do Brasil, no bairro de Vila Canária, em Salvador. Foram discutidos inúmeras temáticas pertinentes às juventudes das terras de Bahia e Sergipe. Os trabalhos foram iniciados com uma mística que foram trazidos nomes de pessoas que contribuíram na caminhada das PJs de nosso Regional Nordeste 3. Importante ressaltar que esta foi a reunião de transição da articulação atual, com a anterior.

O primeiro assunto abordado, foi a conjuntura eclesial, onde tivemos algumas modificações de estrutura no regional, entre outros aspectos. Logo depois se falou da realidade de cada uma das especificas presentes em nosso regional. Uma coisa em comum, é a rearticulação , a nível de regional, que está acontecendo em cada uma das Pastorais da Juventude (PJ, PJMP e PJ) sempre tentando a melhor maneira de comunicação com as dioceses e as bases, e com a instância nacional. São luzes nesse caminho, os Congressos Nacionais da PJR e da PJMP, a Ampliada Nacional e o Encontro Regional da PJ, bem como a articulação dos Grupos de Produção e Resistência, da PJR.

Também foram partilhadas as atividades e articulações das Regiões Pastorais (RPs) do nosso regional. Ao todo são 6 RPs, sendo que somente uma não esteve presente (RP 6; Sul da Bahia) e a RP 2 (Sergipe) não tem articulador neste momento. Outra pauta importantíssima foi o que discutiu o nosso tão sonhado Centro de Juventude. Em breve teremos mais informações sobre este.

No domingo de manhã toda a coordenação participou juntamente com a comunidade Cristo Libertador, da celebração da Eucaristia, momento de agradecer a Deus pela presença em nossas vidas, grupos, comunidade e lutas. Voltando ao trabalho, discutiu-se a questão financeira ds PJB Regional e nas RPS. Ficou decidido que a Ampliada Regional da PJB (a ser realizada da Diocese de Ruy Barbosa), deverá retomar o Plano Político Pastoral da PJB NE3, e que haverá um formulário com questões sobre o uso desse subsidio nas dioceses. Conversou-se também sobre a campanha pelo Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberania Popular, que também cresce continuamente na BA e SE, e que as PJs a nível nacional já abraçaram. Discutiu-se também o cenário politico, que neste ano tem a particularidade de ser um ano eleitoral a nível de estado e nação.  Por fim, marcou-se as próximas reuniões da CRPJB, e se fez a mistica de envio.

Fonte: Pastorais da Juventude – Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe)

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários