Pastorais da Juventude definem temas para as Atividades Permanentes de 2015

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 22:04



Em 2015 as Pastorais da Juventude terão muito trabalho e inspiração para realizarem as Atividades Permanentes: Semana da Cidadania e Semana do Estudante. Na primeira, o tema “Juventude, Mídia e Sociedade” terá o lema, “A nossa comunicação seja azeite perfumado pela dor e vinho bom pela alegria” (Papa Francisco), e a iluminação bíblica, “Anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade” (Mc 16, 15b). Já o tema da Semana do Estudante será “Juventude, escola e sociedade: uma ciranda de vida” com o lema, “: Democratização da Informação em defesa da cultura de paz”, e a iluminação bíblica, “Onde está o teu irmão?” (Gn 4, 9).
O secretário nacional da Pastoral da Juventude Estudantil (PJE), Iago Rodrigues, explica que um dos focos das Atividades Permanentes será a discussão a respeito do papel da mídia na sociedade e da necessidade de sua democratização. “Sabe-se do poder das mídias na formação de convencimento da população. Assim, é importante observar algumas atitudes tomadas pelos veículos de comunicação que entram diretamente em conflito com alguns direitos da juventude”, destaca Iago citando, por exemplo, a criminalização dos jovens nos principais veículos.
O jovem representante do Regional Sul 1 (São Paulo) na Coordenação Nacional da PJ, Rafael Martins, também participou das discussões a respeito das Atividades Permanentes. Para ele, 2015 será um ano de ir para as ruas e questionar como a juventude tem sido tratada pela mídia. Rafael destaca também que, junto dos atos e das atividades a serem desenvolvidas, deverá prevalecer o sentimento de celebração. “A festa, elemento específico da mística juvenil, será tema transversal de todo o processo das Atividades Permanentes. É na festa que o jovem se encontra e partilha a sua alegria. Ninguém festeja sozinho. A festa é o lugar do encontro! É onde Deus se revela no seu jeito mais jovem de ser”, afirma.
A inspiração para a escolha das temáticas veio do texto da Campanha da Fraternidade de 2015, que tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10,45). Além disso, a exortação apostólica “Evangelii Gaudium” serviu como instrumento de provocação, já que o Papa Francisco trouxe várias reflexões sobre o papel missionário da Igreja. O Instituto Paulista de Juventude (IPJ) contribuiu com uma análise de conjuntura social e eclesial. Marcelo Naves e Rogério de Oliveira ajudaram provocaram na identificação das realidades, e que as  Semanas da Cidadania e do Estudante querem procurar refletir em 2015.
O Seminário das Atividades Permanentes aconteceu nos dias 12 a 14 de setembro, no colégio La Salle, em São Paulo. Estiveram presentes representantes das 4 pastorais da juventude: Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), Pastoral da Juventude Estudantil (PJE), Pastoral da Juventude Rural (PJR) e Pastoral da Juventude (PJ).
Já no dia 11, os assessores referenciais e os Secretários Nacionais das 4 PJ`s se reuniram com o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ), Pe. Antônio do Prado, para partilhar e avaliar a caminhada das pastorais, e dialogar sobre os processos de construção das Atividades Permanentes e projeto financeiro para tal.
Fonte: Pastoral da Juventude Nacional

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários