terça-feira, 25 de março de 2014

Coordenação Nacional da PJ realiza primeira reunião de 2014

      
          Foi próximo à casa da poetisa Cora Coralina na cidade de Goiás Velho – GO que a Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude e a Comissão Nacional de Assessores se reuniram de 20 a 23 de março tendo o Mosteiro da Anunciação como ponto de acolhida. Este foi o primeiro encontro dos jovens após a realização da Ampliada Nacional da PJ (ANPJ), realizada em janeiro na cidade de Ribeirão das Neves/MG.
          As deliberações da Ampliada foram os principais pontos refletidos pela Coordenação. Para contribuir com a reflexão dos principais apontamentos o grupo contou com orientação metodológica do assessor da ANPJ, Eder D`artagnan. As reflexões sobre os Projetos Nacionais foram feitas e encaminhadas a partir do que os grupos elencaram em janeiro com contribuições de jovens de todo o Brasil. Outra novidade foi a presença da nova Secretária Nacional da PJ, a jovem Aline Ogliari em sua primeira reunião.
       A secretária lembrou da emoção trazida por estar na cidade onde Dom Tomás Balduíno exerceu o pastoreio até 1998, inspirando a defesa do direito à terra aos pequenos produtores e indígenas. “Estar na minha primeira reunião da coordenação nacional da PJ nessa cidade foi muito forte. O coração bateu apressado e espero que isso seja sinal de esperança fortalecida para o próximo triênio. Espero também que todos os e as jovens dos grupos de base e coordenações recebam e sintam todo esse pulsar nosso por ter estado nesse chão, e que seja recíproco para nós receber o pulsar da realidade dos mais diversos cantos do Brasil”, destacou Aline.
         Quem também fez sua primeira reunião foi a Comissão Nacional de Assessores(CNA), eleita na Ampliada. Irmão Paulo de Jesus, um dos novos membros do grupo, disse que o primeiro encontro dos assessores “foi de muita alegria e esperança”. O grupo refletiu sobre como se dará o acompanhamento aos Regionais, bem como a realização do Encontro Nacional de Assessores (ENA). Irmão Paulo disse que a prioridade é aprofundar o ministério da assessoria e ser presença significativa junto aos jovens de todos os cantos. Além dele, Irmã Tomelina, Loide Almada, Pe. Joel Nalepa, Pe. Sebastião Corrêa e Alberto Chamorro compõe a nova CNA, que tem ainda a presença de Irmão Joilson Toledo no acompanhamento de transição até o fim do ano.
         A Coordenação Nacional da PJ e Comissão Nacional de Assessores voltam a se reunir no mês de novembro na cidade de Manaus/AM. Antes disso, parte do grupo se encontra na capital amazonense para preparar o 11º Encontro Nacional da PJ, que acontece em janeiro de 2015.
 ENPJ
            Um dos principais pontos de pauta da reunião da Coordenação Nacional da PJ foi a preparação para o 11º Encontro Nacional. A jovem Elayne Cardoso, representante do Regional Norte 1 (AM e RR) e membro da PJ da Arquidiocese de Manaus, apresentou os principais trabalhos desenvolvidos pela equipe local, que já se mobiliza para o grande encontro celebrativo.
            “Nossos jovens estão muito empenhados e animados com esse momento. Estamos esperando ansiosos e com o coração cheio de esperança e amor todos os jovens que virão de todos os cantos do país para beber da nossa experiência de Igreja a esperança que brota do chão da Amazônia”, declarou Elayne.
           O 11º ENPJ tem como lema “No encontro das águas partilhamos a vida, o pão e a utopia” e a iluminação bíblica “Mestre, onde moras? Vinde e vede” (Jo, 38b.39ª).

Fonte: Teias da Comunicação (pj.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário