Escola da Juventude Dom Hélder Câmara dá inicio as atividades de 2014

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 22:14


Entre os dias 14 e 15 de março, estiveram reunidos quase 60 jovens de diversas paróquias da Arquidiocese de Feira de Santana, para a realização da 1ª Etapa da Escola da Juventude Dom Hélder Câmara. A formação foi realizada na Chácara Santo Inácio, de propriedade da Companhia de Jesus residentes em nossa Arquidiocese. Foram momentos fortes de mística, formação e partilha. A EJ se iniciou em 2003, por se verificar a necessidade de uma formação mais concreta e enraizada na perspectiva juvenil de nossa terra. 


A programação começou na sexta à noite, com a acolhida e de uma dinâmica de apresentação. Logo após tivemos a mística de abertura, com a reflexão da passagem de Mt 5,13-14 ("sois o sal e a luz do mundo"). Logo depois houve uma breve conversa sobre a história da Escola da Juventude, bem como seus objetivos. 


No sábado de manhã tivemos a oração da manhã e logo após tivemos a assessoria da psicóloga Nelli, que falou sobre Autoconhecimento. No sábado pela tarde contamos com a assessoria de Johnny Santos, pjoteiro natural da Arquidiocese de São Paulo, que está morando em Santo Estevão, e compõe a Assessoria Arquidiocesana da Pastoral da Juventude. Ele falou sobre Antigo Testamento, focando principalmente os Profetas. No sábado pela noite tivemos uma roda de conversa sobre a Missão da Igreja. Primeiramente falou o Padre Raimundo Souza, que está no acompanhamento das juventudes do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe) O padre falou um pouco dos documentos que embasam a atividade missionária da Igreja. Logo depois falou o noviço jesuíta e pjoteiro que já compôs a Coordenação Nacional da PJ, Luis Duarte. Este nos contou sobre sua história na Pastoral da Juventude, bem como sua descoberta e vocação na Companhia de Jesus. Por fim, a Irmã Flor, que faz parte das Irmãs Felicianas, contou um pouco de sua atividade missionária na Amazônia, onde teve muitas dificuldades, porém foi de enorme crescimento espiritual para esla. 
 
No domingo pela manhã rezou-se o Oficio Divino da Juventude, e depois os cursistas partiram para a Caminhada do Perdão da Arquidiocese.  Por fim, ficou a saudade deste fim de semana tão proveitoso para os representantes de nossos grupos de base, e a alegria de saber que em maio temos a 2ª etapa que abordará Afetividade e Sexualidade, Novo Testamento e Missão da PJ.

Erik Nascimento
Coordenação da Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários