Preparando a Caminhada do Perdão

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 10:20

Ao aproximar-se a “Caminhada do Perdão”, queremos preparar os nossos corações e, também, as nossas Comunidades e Arquidiocese para acolher a misericórdia de Deus. A Caminhada do Perdão é um caminho, um tempo oportuno, de conversão. Um voltar-se para Deus e os irmãos. Não há possibilidade de perdão sem mudança de vida, sem abrir as portas de nosso coração ao amor misericordioso de Deus e sem nos voltarmos para os irmãos. E o que devemos mudar?


À Luz do Espírito Santo podemos ver como está nossa casa, nossa paróquia, nossa Arquidiocese. Reconhecer o que está sujo, desarrumado, o que falta por causa de nossa desídia e comodismo, nossa falta de esperança. Sabemos que a misericórdia e o amor de Deus é infinitamente maior que nossos pecados. Podemos confiar-nos ao amor do Pai, manifestado em Jesus Cristo. Na força do Espírito Santo podemos nos levantar e caminhar para a Páscoa. Podemos renascer como pessoas novas e empenhar-nos na renovação da Igreja, sempre e hoje especialmente, necessitada de purificação (LG, 8).

Necessitamos colaborar com todas as pessoas de boa vontade para a construção de um mundo novo, sem exclusões, sem tráfico de pessoas, sem irmãos pisados em sua dignidade por causa da miséria, das drogas, da violência. Somos chamados a sermos missionários e anunciar a Boa Nova de que Deus nos ama e quer que vivamos como filhos e irmãos. Estamos iniciando a Quaresma. Em nossos ouvidos ressoam as palavras que escutamos na imposição das cinzas: “ Converte-te e crede no Evangelho”. Eu, que sou cinza, estou chamado a ser e viver como filho de Deus!

O papa Francisco nos diz na introdução da sua Mensagem Quaresmal: “Por ocasião da Quaresma ofereço-vos algumas reflexões com a esperança de que possam servir para o caminho pessoal e comunitário de conversão”. Sem dúvida que nos podem servir, e muito, para esta nossa Caminhada do Perdão. Lendo, meditando, levando à prática, conversando com outros, refletindo em comunidade, tiraremos muito fruto. Como ajuda para nosso “Caminho de Conversão” podem nos servir:

• Oração ao Espírito Santo: “Vinde Espírito Santo” (Liturgia e Cantos, n. 1207)

• Salmo 50 : “Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!”

• Mensagem do papa Francisco para a Quaresma/2014


“Vinde, Espírito Santo e do céu mandai luminoso raio.
“Vinde, Pai dos pobres, doador dos dons, luz dos corações.....”

Pe.Avelino Brugos
Fonte; Secretaria de Pastoral da Arquidiocese de Feira de Santana

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários