Arquidiocese de Feira de Santana se reúne em Assembleia

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 22:56

Nos dias 13 a 15 de novembro as lideranças de paróquias, coordenações arquidiocesanas e demais forças ativas da Arquidiocese de Feira de Santana estiveram presentes na Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. O tema central desse momento foi o mesma do Documento de Estudos 107, "Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade". Os trabalhos iniciaram-se na quinta, com a acolhida e a oração de abertura da Assembleia. 

O sexta começou com a Santa Missa, celebrada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Itamar Vian. Em seguida, foram apresentadas por algumas lideranças, as urgências pastorais, que a Arquidiocese assumiu no biênio (2014-2015). São elas: 1) Igreja em estado permanente de Missão; 2) Iniciação à vida cristã; 3) Animação Bíblica da Vida e da Pastoral; 4) Ser uma Igreja Comunidade de Comunidades; 5) Ser uma Igreja á Serviço da Vida plena a todos e todas.
Pela sexta à tarde, aconteceram as reuniões das 5 foranias de nossa Arquidiocese, com o intuito de avaliar as ações neste ano de 2014, e pensar como atuar no ano de 2015. As contribuições das Foranias foram apresentadas na plenária e depois sistematizadas pelo Conselho de Pastoral. Ainda no sábado foi apresentada a temática da Campanha da Fraternidade 2015: Igreja e Sociedade. Este tema foi apresentado pelo Padre Mário de Carli, que é da Congregação da Consolata. 


O último dia de Assembleia começou com a oração das Laúdes. Nesta manhã houve o breve estudo do documento 107 de estudos da CNBB, Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade. Quem abordou essa temática foi o Padre João Eudes. Logo após as propostas sistematizadas pelas contribuições das Foranias foram apresentadas, pelo Coordenador de Pastoral, Padre José Carlos. Por fim, a Assembleia foi concluída com a Santa Missa, que também rememorou 30 anos de episcopado de Dom Itamar Vian, e os 10 anos do Seminário Maior Santana Mestra e Faculdade Católica de Feira de Santana. Nessa Assembleia da Arquidiocese, a representação da Pastoral da Juventude ficou com Erik Nascimento da coordenação e Ir. Jovelina Oliveira, da assessoria.

Por Erik Nascimento, Coordenação Arquidiocesana da PJ pela Forania 4. 


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários