Escola da Juventude tem sua 5ª etapa e formatura

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 22:34



Entre os dias 21 e 23 de novembro foi realizada a ultima etapa da Escola da Juventude Dom Hélder Câmara no ano de 2014. Os trabalhos foram iniciados na sexta à noite, com uma mística facilitada pelo assessor Johnny Santos. Esta mística nos recordou o cuidado e o aconchego que todos/as pjoteiros/as tem na Pastoral da Juventude. 
No sábado logo após a mística da manhã, em que se rezou o Ofício Divino da Juventude, aconteceu a facilitação da primeira temática, com o Padre Paulino, sj. Ele abordou a questão do olhar crítico, em especial na perspectiva do jovem. Trouxe situações que ajudaram os cursistas a entenderem vários aspectos que por vezes ficam velados em nossa sociedade. No sábado à tarde, o Johnny Santos facilitou a temática "O Jovem nos Documentos da Igreja", trazendo a figura juvenil presente nos documentos da Igreja presente na América Larina e no Brasil. 
Por fim, no sábado à noite, se teve a formatura dos cursistas da Escola da Juventude 2014. Antes de receberem os certificados, os alunos fizeram o juramento pjoteiro, deram sua palavra de agradecimento, através de Deleon, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, e também ouviram as palavras de encorajamento da Coordenação Arquidiocesana através da coordenadora Larissa Aragão. A equipe da Escola da Juventude Dom Hélder Câmara recebeu um pouco de sal, como sinal de compromisso na continuidade do projeto e no serviço à Pastoral da Juventude, como nos pede Jesus de Nazaré para sermos "sal da terra e luz do mundo". Ainda aconteceram homenagens partindo dos pjoteiros, como o Fernando Trindade, que faz parte da PJMP na Diocese de Ruy Barbosa, que conhecendo o projeto veio participar junto com a juventude pjoteira da Arquidiocese de Feira de Santana. Este contou um poema que emocionou a todos os presentes. Depois, cantando uma música que falava de amizade e fé, os pjoteiros sopraram as velinhas de um bolo com a logotipo da PJ, celebrando assim os 10 anos da Escola da Juventude Dom Hélder Câmara. 
No domingo, logo após a participação na Santa Missa juntamente com a comunidade de Todos os Santos, ao lado da Chácara onde a Escola da Juventude é realizada, tivemos o encerramento dos trabalhos, com a síntese dos assuntos abordados e os avisos pjoteiros. 

Autoria: Erik Nascimento - Coordenação Arquidiocesana pela Forania 4
Fonte: Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira de Santana

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários