Papa despede-se da Turquia encontrando jovens refugiados

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 22:04

Istambul – O Papa Francisco Francisco concluiu na tarde deste domingo sua Viagem Apostólica à Turquia, a sexta viagem internacional de seu Pontificado. Os três dias intensos do Santo Padre no país de maioria muçulmana tiveram um forte caráter ecumênico e inter-religioso. O Airbus A320 da Alitália que trouxe o Pontífice, aterrissou no Aeroporto Ciampino, em Roma, por volta das 19h locais.
Ainda na Turquia, o Santo Padre despediu-se das Autoridades locais, do Patriarca Ecumênico e dos membros da Conferência episcopal Turca no Aeroporto Internacional Atatürk de Istambul, de onde partiu em por volta das 17 horas, horário local. Antes de retornar a Roma, o Pontífice visitou o Patriarca Armênio de Constantinopla Mesrob Mutafian, gravemente enfermo e internado no Hospital armênio São Salvado, em Istambul.
A última etapa da viagem do Papa Francisco na Turquia, no entanto, foi o encontro, na Catedral do Espírito Santo, em Istambul, com cerca de 100 jovens refugiados assistidos pelos salesianos. O encontro foi transferido para a Catedral devido à chuva. Os jovens - provenientes da Turquia e de vários países do Oriente Médio e da África - cantaram para o Papa em espanhol, árabe e inglês. Antes de dirigir-lhes algumas palavras, Francisco - bastante comovido - deu a mão para cada um dos que haviam falado. 
Ao saudar os jovens, muitos deles refugiados e deslocados, o Papa expressou sua participação em seus sofrimentos: “espero que esta minha visita, com a graça do Senhor, possa dar-vos um pouco de consolação na vossa difícil situação. Esta é o triste resultado de conflitos exacerbados e da guerra, que é sempre um mal e nunca constitui a solução dos problemas, antes pelo contrário cria outros”, disse ele.
Ao falar das condições degradantes a que são obrigados a viver os refugiados – algo intolerável – o Santo Padre lançou um apelo para uma “ maior convergência internacional que tenha em vista resolver os conflitos que ensanguentam as vossas terras de origem, contrastar as outras causas que impelem as pessoas a deixar a sua pátria, e promover as condições que lhes permitam permanecer ou regressar”.
O Papa agradeceu o trabalho das numerosas organizações  em favor dos refugiados e expressou “vivo reconhecimento” às autoridades turcas pelo grande esforço realizado na assistência aos deslocados,e especialmente sírios e iraquiano, esperando que não falte o necessário apoio também da comunidade internacional.
“Queridos jovens, não desanimeis! Com a ajuda de Deus, continuai a esperar num futuro melhor, apesar das dificuldades e obstáculos que estais a enfrentar agora”, concluiu Francisco, dizendo que de sua parte “juntamente com toda a Igreja, continuarei a dirigir-me confiadamente ao Senhor, pedindo-Lhe que inspire quantos ocupam cargos de responsabilidade a promover a justiça, a segurança e a paz sem hesitação e de modo verdadeiramente concreto”.
Fonte: Rádio Vaticana

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários